| 19/04/2006 18h19min
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta, dia 19, que o governo federal deseja que a Varig se recupere, mas frizou que o Executivo já fez tudo o que podia para auxiliar a empresa aérea.
– O governo já socorreu a Varig ao não cobrar dívidas. A Varig está sob recuperação judicial, solicitada pela própria empresa, que se impôs o cumprimento de uma série de itens – afirmou em Osório, onde acompanhou o presidente Lula na inauguração do primeiro parque eólico do Rio Grande do Sul.
Dilma destacou que há anos a Varig vem acumulando um passivo tributário e previdenciário, além de dívidas com a BR Distribuidora, com a Infraero e com o Banco do Brasil. Ela ainda lembrou que a companhia aérea fez várias tentativas de saneamento nos últimos anos, como o acordo firmado com a Tam em 2003, que não deram certo.
– Observamos várias tentativas de saneamento da Varig que esbarraram em uma parede que parece que impenetrável – barreira essa que consistia numa característica muito peculiar da Fundação Ruben Berta, que sem dúvida nenhuma teve problemas púbicos e notórios de gestão ao longo deste período – disse.
A ministra criticou a forma deficitária de operação da Varig nos últimos anos, afirmando que "uma empresa de aviação não pode chegar a fazer déficit operacional sistemático, entrando em prejuízo cada vez que funciona".
– O governo não está cobrando dívidas passadas, mas o governo espera que a empresa cumpra o que foi acertado para que a Varig pudesse entrar na fase de recuperação judicial – destacou.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.