| 25/03/2006 11h43min
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, exigiu que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e a ministra israelense de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni, garantam a abertura das passagens fronteiriças entre Gaza e Israel, a fim de impedir uma crise humanitária.
Rice conversou por telefone com Abbas, Livni e também com o responsável israelense da Defesa três dias antes das eleições gerais em Israel. As conversas foram centradas sobre a situação dos postos fronteiriços de Kerem Shalom e Karni, entre Israel e a Faixa de Gaza e que provocaram discussões entre as partes nos últimos meses.
A rádio pública israelense informou hoje que Livni assegurou a Rice que Israel não economiza esforços para diferenciar a população civil palestina do Governo do Hamas, e para permitir o transporte de ajuda humanitária e de produtos básicos aos territórios da ANP.
Por sua parte, Abbas assegurou que continuará sendo o responsável das passagens fronteiriças, explicou seus planos de criar uma equipe especializada em supervisionar a segurança e os aspectos sociais nos postos fronteiriços e indicou que o Hamas não será autorizado a assumir o controle deste ofício, segundo a fonte já citada.
Segundo pessoas ligadas ao presidente da ANP, esta medida tem por objetivo "não dar a Israel novas desculpas para que o país continue fechando os cruzamentos assim que achar conveniente". O deputado palestino pelo Fatah em Jericó Saeb Ereka afirmou que Abbas criará uma nova agência presidencial para controlar a situação na fronteira com Israel, e que ele próprio será o chefe do órgão.
A agência, acrescentou, terá como missão tratar com Israel as disputas que possam surgir em torno da abertura ou fechamento das passagens fronteiriças.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.