| 17/03/2006 17h17min
Em videoconferência direto de Washington, o embaixador David A. Gross, do escritório de Assuntos Econômicos e Comerciais, que faz parte do Departamento de Estado americano, disse que o melhor padrão de TV digital é o americano (ATSC). Gross observou que as tecnologias estão em constante evolução, independentemente do padrão, e que, até meados do ano, o padrão americano permitirá a mobilidade da TV, isto é, que se assista a TV digital em táxis, ônibus e trens, por exemplo. Esta é uma das principais críticas ao ATSC, que praticamente foi descartado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.
O governo brasileiro está analisando as caraterísticas comerciais e técnicas dos três padrões de TV digital - japonês (ISDB), europeu (DVB) e americano (ATSC). David Gross lembrou que países como o Canadá e o México já decidiram pelo padrão americano.
- Acreditamos que em vez de se adotar um padrão estrangeiro, externo (tais como japonês e europeu), ao invés disso, nós estamos procurando estabelecer uma parceria de natureza dupla, técnica e econômica - afirmou.
Segundo o embaixador, o padrão americano permite o uso da antena interna nas televisões e também menor potência, o que reduz os custos para os consumidores.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.