| 16/12/2005 17h18min
A Organização Mundial do Comércio (OMC) não está preocupada com os países pobres porque não quer negociar o fim dos subsídios agrícolas, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O fim dos subsídios – uma ajuda financeira ou indireta que os países ricos dão aos seus agricultores e que prejudica as nações mais pobres – é o principal impasse na reunião ministerial da OMC que acontece em Hong Kong, na China.
Lula participou do lançamento da pedra fundamental da refinaria de petróleo Abreu e Lima em Ipojuca (PE), região metropolitana do Recife. O presidente Lula voltou a falar sobre a proposta que fez ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e ao presidente dos Estados Unidos, George Bush, de reunir os chefes de Estado dos países ricos e pobres para discutir o tema. Segundo o presidente, essa decisão deve ser tomada por presidentes e não assessores.
– O Brasil tomou a coragem de dizer ao mundo: não queremos ser melhores do que ninguém, não queremos privilégio com ninguém. Apenas queremos dizer que queremos ser tratados em igualdade de condições, queremos ser respeitados da mesma forma que vocês querem respeito – afirmou.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.