| 15/12/2005 15h18min
O secretário de comércio norte-americano, Robert Portman, propôs que uma nova reunião de ministros de 149 membros da Organização Mundial do Comercio (OMC) seja realizada no dia 31 de março de 2006. O encontro serviria para finalizar as negociações da 6ª Reunião Ministerial da OMC, que termina no próximo domingo, em Hong Kong.
– Espero que o trabalho seja concluído em 2006 – disse o dirigente.
Lançada em 2001, em Doha, no Qatar, a atual roda de negociações deveria durar três anos e foi prorrogada até o fim de 2006 - quando acaba o mandato negociador norte-americano. Para seguir negociando, o governo dos Estados Unidos dependerá de novo mandato concedido pelo Congresso.
Portman disse que pode ser construtiva uma reunião entre chefes de Estado antes do encontro de ministros, como propôs, há cerca de 15 dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula ligou para o presidente dos EUA, George W. Bush, e para o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. O encontro teria por objetivo dar impulso político às negociações da rodada, lançada com a missão de ser a rodada do desenvolvimento.
– A proposta de Lula é boa, vamos ver como evolui Hong Kong nos próximos dias – disse Portman. Ele ressaltou, entretanto, que espera que os próprios ministros consigam resolver os problemas e avançar nas negociações.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.