| 15/12/2005 10h12min
Os Estados Unidos responsabilizaram hoje a União Européia (UE) pelo atual bloqueio das negociações na sexta reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), por não haver igualado a oferta norte-americana na área agrícola.
– Se a UE tivesse acenado positivamente à nossa proposta há oito semanas, não tenho dúvida de que estaríamos um pouco mais adiante (nas negociações) – disse o secretário de Agricultura dos EUA, Mike Johanns, a um grupo de agricultores norte-americanos reunidos em Hong Kong.
– A UE nada fez até o momento - acrescentou, sublinhando que apesar de a falta de progressos ser "deprimente" os EUA não devem voltar atrás na sua ambição.
Na mesma linha, o representante de Comércio de EUA, Rob Portman, ressaltou hoje que seu país está disposto a realizar algumas concessões em cotas livres de tarifas em algodão para alguns países africanos.
A Comissão Européia (CE), por sua vez, pediu aos Estados Unidos e outros sócios da OMC que façam concessões a fim de que as negociações agrícolas possam avançar e culminar em um acordo, nesta sexta, que aumente o acesso dos países em desenvolvimento aos mercados .
Os comissários europeus de Comércio, Peter Mandelson, e de Agricultura, Mariann Fischer Boel, solicitaram que os EUA e outros países agilizem a apresentação de propostas concretas, para fechar o quanto antes um acordo que elimine cotas e tarifas a produtos agrícolas dos países menos avançados.
Fischer Boel afirmou, durante uma conferência, que não haverá compromisso até que "outros" estados desenvolvidos respaldem a eliminação de tarifas e, em especial, de subsídios à exportação de algodão.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.