| 14/12/2005 17h55min
O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, diz esperar que as negociações da 6ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) comecem a avançar ainda nesta quarta. Esta noite, pelo horário local - tarde pelo horário de Brasília - haverá a segunda reunião do chamado Green Room (em inglês, salão verde).
– Ontem foi para esquentar os motores. Hoje, os motores vão ter que mostrar que já estão um pouco mais quentes, senão vamos ter problema – disse Amorim.
O Green Room costumava ser estabelecido em casos de impasses nas negociações comerciais - os países ricos faziam seus acordos a portas fechadas e depois os comunicavam aos demais membros da OMC. Com o fortalecimento dos países em desenvolvimento, participam das reuniões de 20 a 30 países - o Brasil, entre eles.
Segundo Amorim, na reunião desta quarta-feira, o governo brasileiro irá propor que sejam aprofundadas as discussões em torno de questões que efetivamente possam ser solucionadas ainda neste encontro. Ou que permitem progressos nos próximos dois ou 3 meses, antes de uma nova reunião ministerial - que está sendo apelidada de "Hong Kong 2".
Exemplo disso seria a determinação de uma data para a total eliminação dos subsídios à exportação. "A definição de uma data não resolveria o principal problema da rodada, mas seria um sinal de que estamos em negociação", afirmou o ministro.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.