Oktoberfest 2008 | 07/10/2008 03h42min
A poucos dias do início, as Festas de Outubro já garantem trabalho temporário a quase três mil pessoas nas diversas regiões de Santa Catarina. Na maioria preenchidas no último mês, algumas vagas continuam em aberto com demanda principalmente por pessoal para segurança e limpeza.
Na Oktoberfest de Blumenau, a maior das festas do período, cerca de 2 mil empregos diretos foram criados, conforme estimativa do secretário municipal de Turismo, Norberto Mette. As cervejarias e restaurantes devem ser responsáveis por pelo menos 700 dessas contratações, sendo as demais relacionadas às áreas de segurança e limpeza.
Em sua 25ª edição, a Oktober é a que mais abre vagas de trabalho temporário. As contratações são feitas, em sua maioria, diretamente pelas empresas que vencem as licitações para prestação de serviços no Parque Vila Germânica.
O processo é semelhante ao realizado em outras festas, como a Marejada, de Itajaí. Com licitações no final da semana
passada, as empresas contratadas para
limpeza e segurança devem recrutar até 120 pessoas nos próximos dias, as quais podem ser de seus próprios quadros ou novos funcionários.
Na Fenarreco, de Brusque, o processo de seleção de aproximadamente 200 pessoas também está em andamento. A comissão organizadora indica que está recrutando cerca de 100 atendentes para as áreas de alimentação e bebida, 60 para segurança e 45 para serviços como limpeza, sonorização e estacionamentos, entre outros.
De acordo com o coordenador de eventos da secretaria municipal de Turismo, Ademir José Moraes, além das vagas diretas, a festa proporciona geração de empregos no comércio, aquecido pela atração de turistas. Os setores de hotelaria, restaurantes e centros comerciais seriam os maiores beneficiados.
Nas demais festas, predominam as contratações para as áreas de segurança e limpeza. Em Joinville, na Festa das Tradições, cerca de 80 pessoas serão recrutadas para essas funções. Os demais serviços serão feitos
pelos voluntários da Associações
Joinvilense de Obras Sociais (Ajos), como explica sua presidente e coordenadora geral do evento, Amanda Pickler.
Na Tirolerfest, em Treze Tílias, 40 foram contratados para limpeza e segurança e outras 100 para a Bananenfest, de Corupá. Em festas menores, como a Schützenfest, de Jaraguá do Sul, o trabalho é feito principalmente por voluntários da comunidade.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.