| 31/08/2008 19h58min
Foi dada a largada para as festas de outubro em Santa Catarina. Os preparativos se iniciaram neste domingo, em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, com a terceira edição da Strassenfest mit Stammtischtreffen.
O evento foi uma prévia da festa que abre as comemorações germânicas no Estado, a Oktobertanz, que ocorrerá de 26 a 28 de setembro São Pedro de Alcântara.
O ponto forte da festividade foi a valorização da cultura alemã. Competições, como o concurso de chope em metro e serradores, o uso de trajes típicos e a alusão aos costumes de integração entre vizinhos lembravam a Alemanha que os imigrantes deixaram para trás há quase 180 anos.
— Essa festa de hoje resgata a nossa cultura. Pensamos em cada detalhe para relembrar com fidelidade a situação dos nossos antepassados — contou um dos organizadores, Roberto Stähelin.
Um dos costumes relembrados foi a troca de alimentos e bebidas entre os participantes. A
dona de casa Olívia Schütz, 79 anos, teve a ajuda
da família inteira para preparar as 12 galinhas recheadas que levou à festa.
— Fizemos um trabalho em equipe para reviver os antigos hábitos. Enquanto eu cozinhava, um colocava o recheio, outro costurava o frango — contou a dona de casa.
A festa, além de promover a integração entre os quase 4 mil participantes, chamou a atenção para a comemoração dos 180 anos da colonização alemã, que serão completados no ano que vem. Foi em São Pedro de Alcântara que se instalou a primeira colônia de imigrantes alemães de Santa Catarina.
No concurso de chope em metro, ganha quem primeiro beber 600 mililitros da bebida
Foto:
diário catarinense
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.