| 23/03/2011 13h06min
Os rebeldes líbios formaram hoje um governo interino no país e nomearam como primeiro-ministro Mahmoud Jibril, que vinha trabalhando como representante dos combatentes junto às forças estrangeiras, informou a rede Al-Jazeera.
Jibril é conhecido no cenário internacional por ter se encontrado com o presidente francês Nicolas Sarkozy. Foi depois da reunião dos dois que a França passou a reconhecer o conselho de transição dos rebeldes como o único representante do povo líbio.
Líder dos oposicionistas, Jabril, é considerado um reformista. A criação da sede do governo interino em Benghazi — apontada como capital da oposição — indica a existência de dois poderes no país — um nas mãos de Kadafi e outro sob ordens de Jabril - e uma divisão real do território líbio - com a sede oficial em Trípoli e agora também em Benghazi.
Após a escolha do primeiro-ministro, serão escolhidos aqueles que desempenharão as funções de ministros da nova equipe. Jabril já era o responsável pelo comitê de crise para cuidar de assuntos militares e exteriores.
Ainda segundo a rede de comunicação árabe, Nisan Gouriani, porta-voz da oposição, afirmou que o conselho nacional provisório é um corpo legislativo, mas que era necessário um corpo executivo para tomar controle e providenciar uma administração para o país.
Gourani deixa claro que a criação de um governo interino não significa uma cisão na Líbia:
— Nossa posição foi muito clara desde o começo: a Líbia é uma unidade.
Rebeldes líbios carregam metralhadora para combate anti-aéreo em base próxima à cidade de Ajdabyia
Foto:
Aris Messinis, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.