Notícias

 | 02/03/2011 19h37min

ONU investigará Kadafi por crimes contra a humanidade na Líbia

Organização também baniu o país do Conselho de Direitos Humanos

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) investigará os possíveis crimes cometidos contra a humanidade pelo ditador líbio Muamar Kadafi. A ação foi anunciada um dia depois de a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ter suspendido o país do Conselho de Direitos Humanos da entidade. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela ONU em seu site oficial.

Uma lista dos possíveis crimes cometidos desde o início das manifestações, em 15 de fevereiro, assim como das entidades e pessoas que podem ser perseguidas será divulgada nesta quinta-feira. Os nomes dos suspeitos pelos crimes também constarão na listagem.

A ofensiva de Kadafi contra os manifestantes foi a resposta mais violenta empregada em países atingidos pela onda de protestos que assola o mundo árabe. Bombardeios e conflitos aconteceram em diferentes partes da Líbia.

O principal objetivo da investigação é determinar se os supostos crimes cometidos se ajustam à jurisdição do Tribunal Internacional de Justiça, segundo a promotoria. Fontes, como a Interpol, devem contribuir com informações para o processo. Terminada a investigação o caso será apresentado aos juízes, que decidirão se vão emitir ou não uma ordem de detenção.

Criado em 2002, o tribunal julga supostos crimes de guerra e contra a humanidade, incluindo genocídio, em escala internacional. É a segunda vez que o TIJ abre uma investigação a pedido do Conselho de Segurança da ONU. A primeira foi no caso da região de Darfur, no Sudão, em 2005.


Em gráfico, entenda o avanço dos rebeldes na Líbia:


 

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.