Notícias

 | 31/05/2011 14h41min

Anvisa aprova o uso da Vacina Quadrivalente contra HPV para homens

Saiba o que é e quais as recomendações? Confira no hagah e tire as suas dúvidas!

O que é HPV? Muitas pessoas já ouviram falar, porém poucas sabem descrever o que é a doença, seus sintomas e suas consequências. O HPV (papilomavírus humano) é um vírus silencioso na maioria das vezes. Muitos destes são eliminados sem sequer a pessoa se dar conta que teve contato.

:: Como está a sua vacinação?

Existem mais de 100 tipos de HPV e destes, aproximadamente, 30 tipos vão afetar homens e mulheres. Essa doença é o principal causador de câncer de colo de útero e também está ligado a tumores de pênis, ânus, boca e garganta. 


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, 500 mil mulheres em todo mundo sofrem de câncer de colo do útero e pelo menos 250 mil acabam morrendo. No Brasil, a doença é a segunda maior causa por morte de câncer entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 Veja quais são os principais hospitais de Curitiba

A Vacina Quadrivalente contra HPV já disponível para as mulheres, foi aprovada pela Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para ser ser utilizada por homens, entre 9 e 26 anos. É a primeira a ser utilizada para prevenção do câncer de colo do útero, câncer peniano, câncer anal, lesões pré-cancerígenas e verrugas genitais causados pelo vírus HPV.

Encontre postos de saúde em Curitiba

É importante destacar que a visita ao ginecologista e ao urologista regularmente é fundamental. A vacina contra o HPV já está disponível no Cevacine - Centro de Vacinação de Curitiba.

Recomendações
O uso de preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para outras doenças sexualmente transmissíveis.

Prevenção
1) O que é a Vacina Quadrivalente contra HPV?
A Vacina Quadrivalente contra HPV é a primeira vacina para prevenção do câncer do colo do útero, lesões pré-cancerígena e verrugas genitais caudados pelo vírus HPV.

2) Como a Vacina Quadrivalente contra HPV é administrada?
A Vacina Quadrivalente contra HPV é administrada numa série de 3 injeções intramuscular num período de 6 meses. A segunda e a terceira dose devem ser dadas 2 meses e 6 meses, respectivamente, após a primeira dose.

 

Compartilhar

BELLO COMUNICAÇÃO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.