| 25/05/2011 15h16min
Aumentaram os casos de leptospirose na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, neste ano, dos 188 casos registrados no Paraná, 143 foram na Grande Curitiba, provocando 21 mortes. A leptospirose é uma doença transmitida principalmente pela urina do rato e comumente acontece em regiões que sofrem com enchentes
:: Quais os cuidados que você toma contra doenças como a leptospirose?
Jaime Rocha, infectologista do Frischmann Aisengart, explica que a leptospirose é uma zoonose (doença que se transmite do animal ao homem) de distribuição mundial, mais comum em países em desenvolvimento de clima quente. O contágio acontece por meio do contato com dejetos animais infectados ou água contaminada, especialmente urina.
Encontre infectologistas em Curitiba
Rocha reforça que os moradores podem se contaminar por contato direto ou indireto com urina ou sangue de animais. No Brasil este tipo de doença está relacionado às inundações, quando a urina de ratos contamina os rios e os córregos.
As leptospiras podem penetrar no corpo através de fissuras na pele, membranas mucosas e conjuntiva ou diretamente, pela pele exposta por longos períodos à água contaminada pelo agente.
A doença instala-se, em média, depois de três a catorze dias da exposição ao agente, causando uma doença aguda com sintomas que variam entre leves e severos a, até, fatais.
Encontre laboratórios no hagah!
Em casos suspeitos de exposição à bactéria, pode-se recomendar medicação profilática, o que ficará a critério das autoridades locais. Outro ponto importante é o diagnóstico e o tratamento precoces. “Todos os moradores que tiveram suas casas atingidas e que apresentem quadros de febre, dores musculares e dores de cabeça devem procurar ajuda médica e comentar sobre o caso suspeito”, recomenda o médico.
Precauções para evitar a ingestão de água e de alimentos contaminados
- Usar somente líquidos engarrafados ou enlatados;
- Usar somente água tratada quimicamente, passada por filtros especiais ou fervida;
- Preferir alimentos assados e cozidos;
- Ingerir somente as frutas e vegetais que possam ser descascados;
- Lavar as mãos antes e após o preparo de alimentos ou refeições;
- Não se pode considerar a água como segura para consumo baseado em aparência, odor ou sabor e, infelizmente, não há métodos totalmente satisfatórios de uso rápido.
TALK ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.