| 19/05/2011 16h46min
Depois de um dia trabalho e diversas atividades, nada melhor do que uma noite de sono para relaxar e repor as energias. Mas, segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a realidade é outra. Uma pesquisa realizada pela instituição revela que cerca de 40% dos brasileiros não conseguem ter uma noite de descanso.
:: Você tem problemas para dormir? Conte para a gente como faz para driblar estes disturbios!
São pessoas que sofrem algum tipo de distúrbio do sono. Para diagnosticar o problema, o paciente deve fazer uma polissonografia, um estudo completo do sono, que monitora a atividade cerebral, respiração, sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco, entre outros itens.
:: Disturbios do sono - encontre a solução com o hagah!
Uma noite mal dormida acaba atrapalhando o dia-a-dia, causando dificuldade de concentração, alteração da memória, sonolência, distúrbios do humor, entre outros sintomas.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, o hospital VITA Batel acaba de criar um Laboratório do Sono, para atender pacientes com distúrbios do sono. Os exames fazem um estudo complexo, que investigam as causas das noites mal dormidas.
Atualmente, as pessoas dormem cada vez mais tarde e acordam cada vez mais cedo, gerando um acúmulo de cansaço. De acordo com a médica Ester London, chefe do serviço de neurologia do VITA Batel e responsável pelo Laboratório do Sono do hospital, cerca de 30% dos adultos roncam - o que não significa um problema grave - mas, por outro lado, estima-se que, em 5% dos casos, o ronco está associado à apneia do sono. Neste distúrbio, o individuo para de respirar por alguns segundos diversas vezes, fazendo com que acorde várias vezes ao longo da noite.
>> Problemas com o ronco? Veja a solução com o hagah!
Mais informações
Polissonografia
Além de ser indicado para diagnosticar a apneia, o exame também serve para estudar outros distúrbios do sono, como roncos, insônia, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia e outros.
O exame é realizado no Laboratório do Sono, no qual é reproduzido o ambiente de um quarto, onde o paciente passa a noite e tem o sono monitorado por um técnico e por câmeras e eletrodos que medem a atividade cardíaca, cerebral, ronco, movimentos e oxigenação. A partir dos resultados, o médico tem as informações necessárias para tratar o problema do paciente.
Distúrbios do sono
Estão classificados em oito categorias, dentre as quais as principais são: insônias, distúrbios respiratórios relacionados ao sono (apneia do sono), hipersonias e distúrbios do ritmo.
CENTRAL PRESS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.