| 01/04/2011 16h37min
Se você assistiu ao Big Brother Brasil 11 ou ao filme O Discurso do Rei percebeu que nos dois casos havia personagens com um problema na fala: a gagueira. No BBB, por exemplo, Diogo provocou certo desconforto no público que, desde o início deve ter pensado: ´e se ele ficar até o final, como acompanhar o ritmo da fala dele sem se irritar?´. Bem, Diogo não ficou até o final, mas certamente o problema dele causou curiosidade em todos.
O fato é que a gagueira é algo incontrolável e está diretamente ligada à insegurança na capacidade pela fala. A gagueira é uma desorganização na linguagem oral, que faz com que se interrompa o discurso. “A gagueira pode se manifestar através de bloqueios, prolongamentos e/ou repetições de palavras, ao longo da emissão da fala, durante uma resposta, explicação ou narrativa”, explica a fonoaudióloga Cremilda Raymundo Pires de Oliveira, da Fonoamor - Fonoaudiologia e Massagem.
Muitos estudiosos já atribuíram várias causas à gagueira, mas há controvérsias. “Uma das causas apontadas é uma falha no feedback auditivo, que é uma espécie de memória de fala recente, e que no ´gago´ seria retardado. Outra causa indica falhas no processo de aquisição da fala, no início da vida”, lembra a especialista. Cremilda também coloca em questão a teoria defendida por Van Riper, que defende a multicausalidade da gagueira, ou seja, define um conjunto de fatores, como a ansiedade, o medo da palavra e a falta de autoconfiança na fluência, como causadores do problema. Pesquisas recentes também apontam causas neurológicas para o quadro.
>> Clique aqui e encontre fonoaudiólogos em Curitiba
“A experiência clínica nos mostra que a gagueira pode ser desencadeada por um trauma em situação ligada à fala, ocorrido no início do desenvolvimento. Pode também se originar no início do processo de aprendizagem da fala, quando a família dá um reforço exagerado a um comportamento de falsa gagueira, comum na faixa de dois a quatro anos”, acrescenta. Em média, o índice de gagos no Brasil gira em torno de 1% da população.
>> Quanto custa ter um plano de saúde?
Uma dúvida que é bastante frequente é: por que os gagos, quando cantam, não apresentam o problema? “Todas as situações de linguagem organizadas e que obedecem a um ritmo pré-organizado, determinado e memorizadas, diminuem a ansiedade e o estresse da comunicação, eliminando a gagueira”, explica a fonoaudióloga.
>> Clínicas em Curitiba
É importante lembrar que cada caso precisa ser avaliado por um profissional. “A gagueira tem tratamento e é indispensável procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação. Só ele poderá diagnosticar o tipo de deficiência e tratá-la corretamente”, resume.
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.