| 30/03/2011 16h21min
Se você frequenta a academia com regularidade, já deve ter reparado naquelas pessoas que, em pouco tempo de treino, ganham músculos avantajados e os exibem com orgulho por aí. O fato é que, na grande maioria das vezes, a obtenção desses músculos nem sempre é da forma mais saudável. Na maioria das vezes, os atletas costumam fazer uso de anabolizantes e acabam deixando a saúde de lado.
>> Academias em Curitiba
“Os anabolizantes têm a função de auxiliar no anabolismo e na recuperação da fibra muscular, aumentando também as outras funções vitais, como aceleração do metabolismo e renovação celular. Mas eles também provocam uma série de efeitos colaterais”, lembra o nutricionista esportivo Diogo Correa de Oliveira Reis, da Nutrientes – Nutrição e Suplementos. Entre os mais comuns estão: irritabilidade, queda de cabelo, nervosismo, pressão alta, colesterol alterado, ginecomastia (presença de mamas em homens) e acnes em excesso.
Para o especialista, os anabolizantes devem ser tomados apenas para fins esportivos ou para recuperação do equilíbrio hormonal. “Todos os órgãos e a estrutura corporal devem estar completamente formados. Para homens, só a partir de 22 anos; mulheres, a partir de 20”, ressalta.
>> Suplementos em Curitiba
E quem pensou na impotência sexual como outro efeito colateral acertou em cheio! Segundo o nutricionista, é comum a libido cair pois o testículo ficará algum tempo sem produzir testosterona ate se restabelecer. “Muitas vezes, durante o uso de testosterona sintética, pode acontecer um efeito maior no desejo sexual, às vezes até triplicando o desejo. Mas após o final do ciclo, se não for feita a manutenção correta, a libido pode cair pois os testículos não estão produzindo testosterona, e sim acostumados com a testosterona vinda de fonte externa”, explica Diogo.
>> TOP 10 das atividades que mais queimam gordura
Suplementos x anabolizantes
Muita gente confunde o uso de suplementos e anabolizantes e acaba, assim, fazendo o uso incorreto dos produtos. Por isso, é sempre bom ficar de olho na recomendação de médicos e nutricionistas. De acordo com Malu Bastos, nutricionista da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), os suplementos alimentares são produtos elaborados com ingredientes alimentícios, podendo ser adicionados de um ou outro nutriente sintético idêntico ao presente nos alimentos; os anabolizantes (bola) ou esteróides anabólicos são derivados sintéticos da testosterona e outras substâncias medicamentosas.
E para quem fica na dúvida se deve ou não complementar a alimentação com suplementos, o nutricionista Diogo alerta para a importância da ingestão de vitaminas a fim de complementar a nutrição diária. “Vitaminas e minerais devem ser tomadas sempre, até por pessoas sedentárias. Todas as nossas funções vitais são dependentes de vitaminas e mineiras, inclusive a função cerebral”, reforça.
(Com informações de Malu Bastos, nutricionista da Abiad)
HAGAH PR
Para especialista, os anabolizantes devem ser tomados apenas para fins esportivos ou para recuperação do equilíbrio hormonal
Foto:
Optimal Functioning, Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.