Arquitetura | 16/05/2011 06h14min
Que tal um grande prédio em meio à região central de uma metrópole como São Paulo que ofereça tomates direto do pé no segundo andar, pêssegos no quinto e alfaces colhidos na hora no décimo? E tudo orgânico, disponível durante o ano inteiro.
Siga o @zhnossomundo no Twitter
Muito além de hortas em meio aos arranha-céus das grandes cidades ou pequenas plantações em sacadas ou floreiras, uma ideia inovadora propõe produção em larga escala para atender a regiões inteiras de centros urbanos cada vez mais populosos. São as fazendas verticais, conceito ainda em estudo que oferece uma alternativa para solucionar o problema da falta de alimentos para a crescente população mundial.
Partindo da ideia da agricultura indoor, já usada para o cultivo em estufas de hortaliças e frutas, a fazenda vertical formaria um mini ecossistema dentro da edificação - livre de intempéries que causam perdas à agricultura tradicional. Nele, a água e os resíduos seriam reaproveitados, e a plantação seria permanentemente monitorada, dispensando o uso de agrotóxicos e pesticidas.
Com isso, o alimento seria produzido, transportado e comercializado dentro de uma mesma região, evitando o desperdício, gerando empregos e diminuindo a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis fósseis.
Idealizador da proposta, o professor americano Dickson Despommier, da Universidade de Columbia, de Nova York, cita o exemplo da própria cidade em que trabalha. Em vídeo publicado no site www.verticalfarm.com, Despommier - autor de um livro sobre o tema (The Vertical Farm, Thomas Dunne Books, sem edição no Brasil) - argumenta que é preciso o equivalente ao Estado da Virgínia em área plantada para alimentar os 8 milhões de habitantes da maior cidade dos EUA.
- E se tivermos um edifício, uma fazenda vertical especializada em apenas uma cultura, como ocorre na agricultura tradicional? Milho, arroz, trigo... Imagine indústrias espalhadas ao redor dessa fazenda, empregando mais pessoas. Do trigo, você pode fazer farinha. Da farinha, pode fazer pães, pode fazer cupcakes. E isso vem daquele prédio - diz o professor no vídeo.
Apesar de existirem diferentes projetos, ainda não há fazendas verticais operando no mundo.
Curta o Nosso Mundo no Facebook
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.