| 06/05/2011 09h47min
A decisão de ter um filho depois de conquistar espaço no mercado de trabalho nem sempre sinônimo de abandonar uma carreira de sucesso. Atualmente executivas em cargos de presidência ou diretoria em grandes empresas no mundo.
“É possível conciliar a ascensão na vida profissional com a maternidade, mas adaptações e mudanças inevitáveis”, comenta Sheila Rigler, diretora da agência de relacionamentos de Curitiba, Par Ideal.
>>Qual o maior desafio do mercado de trabalho?
Há dois anos, Sheila contava que 90% de suas clientes, entre 20 e 40 anos, sonhavam com a maternidade. Uma nova análise realizada em 2011 mostra que este número foi reduzido para 59%. Isso no significa que as outras no sonham com filhos.
Encontre agência de emprego
Na verdade 36% das cadastradas mudaram a percepção sobre o assunto, mas não só contra a maternidade. Elas preferem deixar esta decisão para o futuro, decidindo junto com o parceiro e de acordo com a realidade do casal. “A quantidade de responsabilidades que a mulher acumulou nos últimos anos uma das principais causas da nova postura e do adiamento da gravidez”, comenta Sheila.
Não tem como negar. Filhos, principalmente quando pequenos, exigem todo cuidado e atenção. É preciso educar, brincar, ensinar e acompanhar cada fase da vida. Além das crianças ocuparem quase todo o tempo disponível, as mulheres ainda precisam pensar na vida profissional. Tarefa nada fácil nos dias de hoje, já que grande parte delas anseia por uma posição de destaque no mercado de trabalho. Mas adiar por muito tempo a decisão de ser me pode gerar problemas no futuro.
De acordo com a diretora da Par Ideal, deve haver um equilíbrio entre esperar a carreira decolar e ter filhos sem estabilidade financeira. Para tudo tem seu tempo. A partir dos 40 anos as chances da mulher engravidar são menores. Mas assumir uma responsabilidade sem condições ideais preocupa. É neste período que muitas estão no topo da carreira e atingir a maturidade profissional antes disso no nada fácil.
Para não correr o risco, Sheila Rigler dá a dica. As mulheres podem muito bem conciliar a maternidade com a profissão. “Administrando bem o seu tempo, elas no precisam deixar de lado a carreira. Sem dúvidas, ter um filho uma das experiências mais emocionantes na vida de qualquer mulher”, finaliza.
Compartilhar
LITERAL LINK COMUNICAO INTEGRADA
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.