Notícias

 | 17/12/2010 14h55min

Checklist da mamãe: coisas para se levar na maternidade

Saiba o que não pode faltar na bolsa da mamãe e do bebê

E lá se passaram os nove meses e o bebê está prestes a nascer. Independente de cesária ou parto normal, o fato é que você vai preparar tudo para o grande dia: a bolsa vai ficar previamente pronta com os itens básicos que a mulher deve levar para a maternidade, tanto para ela quando para o herdeiro! Mas o que exatamente levar? Precisa de quantas fraldas? E os produtos de higiene, o que fazer com uma possível assadura?

>> Roupas para gestantes em Curitiba e região

“A mãe fica geralmente três dias na maternidade, então deve pensar em roupa para esse período. Como geralmente ela recebe muitas visitas, pode levar calças de moleton, leggings e blusas de botão, que facilitam a amamentação. A barriga demora uns dias pra voltar ao normal, então as velhas calças jeans provavelmente ainda não vão servir... É bom levar calcas largas e confortáveis”, conta Mariana Mori de Araújo Vianna, psicóloga especializada em atendimento a gestante e à família da gestante da Luxury Baby Consultoria a Gestantes. A especialista também lembra que o leite pode vazar, então, não fique na mão. “É interessante ter blusinhas e soutiens de reserva. É possível também levar jogos de toalha de banho”, reforça.

>> Vestuário infantil em Curitiba e região

fraldas

O segundo passo para a bolsa da mamãe são os produtos de higiene. “O essencial é shampoo, condicionador, sabonete, escova e pasta de dente, absorvente noturno (porque muitas mães ficam menstruadas depois do parto), absorvente de seios, creme hidratante, álcool em gel e demais produtos que ela costuma usar. Não use perfume ou produtos cheirosos porque o bebê acaba de chegar e pode se sentir incomodado com tantos estímulos diferentes do lugarzinho onde estava até então”, acrescenta Mariana.

>> Procurando produtos de higiente e beleza em Curitiba? Clique aqui e saiba onde encontrar!

Para o bebê, a lista é menor. Nos primeiros dias, nada de usar pomadas para assaduras e lenços umedecidos: eles podem causar alergia. “O ideal é utilizar gaze com água morna: é suficiente para a limpeza. O bebê também não precisa de shampo e condicionador, apenas sabonete líquido infantil, para corpo e cabelos. Cremes hidratantes, perfuminhos e demais produtos também devem ser evitados nestes primeiros dias, para evitar alergias indesejadas”, conta a especialista. Em relação às fraldas, elas devem ser tamanho RN (Recém-Nascido), mas é bom se prevenir e levar um pacote de tamanho maior caso o bebê nasça “maiorzinho”, ou como dizem as avós, “caso o bebê nasça com ossos fortes”.

E as roupinhas do bebê, qual o tamanho correto? A psicóloga aconselha levar tamanho RN, mas é preciso ter uma reserva para evitar correria. “O certo é testar várias marcas de fralda, porque muitos bebês têm alergia por uma ou outra. Então, não recomendamos comprar muitos pacotes antes do bebê nascer porque nunca se sabe com qual ele vai se adaptar melhor”. Para o bebê, são mais trocas de roupas, numa média de três por dia, contando com pagãos, conjuntinhos completos de calça e blusa, tip tops, meias e sapatinhos (moles e confortáveis).

sapatinhos

>> Bebês que recebem massagem são mais sadios

Fique atento também à temperatura. “Pra vestir o bebê, devemos sempre pensar nas nossas roupas: o bebê usa sempre o dobro de roupas que nós! Então, se você está com um casaco, coloque dois no bebê; se está com muito calor, coloque apenas roupas leves. As mãos deles são geralmente frias, então não precisa ir colocando roupa até que a mão esquente... Ela não vai esquentar!!”, diverte-se Mariana.

roupas do bebes

>> Cuidado com os dentes de leite

Se seu bebê for uma menininha, não se esqueça do brinco. Ela vai ficar ainda mais linda! “A menininha pode sim colocar o brinco na maternidade! Geralmente existem enfermeiras especializadas que já fazem a aplicação, caso os pais peçam... Pode levar um brinco de casa, sempre pequeno e de ouro, para evitar alergia, ou usar o da maternidade, que geralmente é igual àqueles de farmácia”. O teste da orelhinha e do olhinho também já são feitos na maternidade. E caso haja necessidade de se repetir o teste, os médicos fazem lá mesmo.

Outro cuidado importante com as roupinhas do bebê é o modo de lavá-las. “Utilize sabão neutro, diferente do sabão em pó que geralmente usamos. Eles são muito fortes e podem causar alergia também”, acrescenta Mariana.

Ah, e só por curiosidade: a saída da maternidade também pede uma roupa especial. “Geralmente as mães pedem sapatinhos vermelhos para evitar o mal olhado!”, finaliza.

Compartilhar

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.