| 15/12/2010 14h21min
O colágeno constitui cerca de 30% de toda proteína do organismo humano. Tem como principal função a estrutura, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. É o que afirma a Drª Jocelém Mastrodi Salgado, autora dos livros como "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento" e "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças".
:: Você sempre cuida da sua saúde?
O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo. Entretanto estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda em torno de 1% ao ano dessa proteína. Muitos médicos e nutricionistas indicam para as pacientes a suplementação alimentar de colágeno a partir dos 30 anos, sendo essa essencial depois dos 50 anos.
Imagina-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, as juntas e ligamentos perdem sua força e elasticidade, a cartilagem que envolve as articulações fica mais frágil e a densidade dos ossos diminui. A carência de colágeno também está ligada à redução da espessura do fio capilar e à desidratação e perda de elasticidade da pele, resultando em flacidez e no aparecimento de rugas e até das temidas estrias.
Ricardo Kosiak, farmacêutico e bioquímico responsável pela Gauer do Brasil, afirma que o colágeno é extraído do osso e da cartilagem do boi e passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo.
O uso do colágeno auxilia no processo de emagrecimento, evitando a flacidez. Ajuda ainda no reforço ósseo e muscular, na manutenção da elasticidade e firmeza da pele e no tônus muscular, atenuando o problema de celulites e estrias. Também ajuda na revitalização das unhas e dos cabelos. E por isso o suplemento já caiu no gosto de várias celebridades e entrou no cardápio de muitas que almejam manter o rosto jovem e o corpo firme por mais tempo. O colágeno é acessível, facilmente encontrado no mercado e não possui contra-indicação.
Compartilhar RAFAELA SALOMON COMUNICAÇÃO
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.