| 24/11/2010 14h45min
Com a proximidade do Natal, as pessoas começam a pensar em como organizar a ceia e quais alimentos haverá na mesa no dia 24. Mas a dúvida bate quando elas devem escolher entre tender, peru, chester... O que comprar? E qual a diferença entre eles?
Para explicar isso e dar dicas de o que não pode faltar na ceia nataliana, conversamos com o chef João Nunes, do Restaurante Armazém Italiano. Segundo ele, o pernil é bem mais saboroso e pode ser servido com ou sem osso. O chef ainda lembra quais os pratos que saem mais em conta e as sobremesas que não podem faltar na noite de Natal!
>> Mercado Municipal: lá você pode encontrar várias opções para a sua ceia de Natal!
hagah: Qual a diferença tender, lombo, chester, peito de peru e pernil?
João Nunes: Vamos às diferenças:
:: Tender: Carnes nobres suínas selecionadas, processadas e defumadas com madeiras especiais para perfumar a carne.
:: Lombo: carne suína branca, mais fibrosa e menos suculenta que as demais. O lombo, se for mal preparado, temperado e assado pode se tornar o prato menos desejado da ceia. Por isso técnicas de preparo são indispensáveis e vão garantir uma carne suculenta e saborosa para os convidados.
:: Chester: o chester é uma super ave, ou seja, um frango muito maior que o convencional. O que dá essa característica de tamanho e sabor é justamente o cruzamento de linhagens especiais de frangos. É mais suculento que um frango comum e tem destaque principalmente nas coxas e peito. A palavra chester foi patenteada pela Perdigão, assim como o Fiesta pela Sadia.
:: Peito de Peru: O Peito de Peru é apenas uma alternativa a mais para o consumidor. Digamos que facilitaria a nossa vida no preparo da ceia pois já esta pronto para o consumo.
:: Pernil Suíno ou de Vitelo: são bem saborosos e podem ser servidos com ou sem osso, recheados e assados em forno convencional ou a lenha, o que dá um sabor defumado bem bacana.
>> Supermercados em Curitiba e Região
hagah: Qual é o prato que sai mais caro e qual é o mais em conta?
João Nunes: Entre os mais caros estão o peru, peito de peru, tender e bacalhau. Os que saem mais em conta são os suínos (pernil e lombo).
hagah: Para uma ceia, é necessário ter todos esses tipos de carne ou um tipo já é suficiente?
João Nunes: Eu sugiro que não falte pelo menos o peru, o tender, uma bela farofa, um arroz bem colorido, saladas de folhas e algumas nozes, castanhas e frutas.
>> Dicas para decorar a casa no Natal!
hagah: Que outras comidas são tradicionais na ceia de Natal e que não podem faltar?
João Nunes: Frutas em geral, principalmente as tropicais, que temos a benção de ter por um preço bem acessível. E as frutas em caldas como cerejas e figos.
>> Saiba como organizar uma ceia de Natal
hagah: Para a sobremesa, tem alguma receita tradicional que pode nos indicar?
João Nunes: A torta de nozes é uma boa pedida para a ceia. Sorvetes, frutas e folhados doces também seriam ideais para os convidados.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.