Notícias

 | 23/03/2010 16h07min

Um pedacinho da Itália pertinho de Curitiba

Pesque-pague, produtos coloniais, vinhos e restaurantes com comida típica

O Circuito Italiano de Turismo Rural é a principal atração turística de Colombo, cidade da região metropolitana de Curitiba povoada em sua grande maioria por imigrantes italianos. Logo ao entrar na cidade, por qualquer um dos pontos de acesso, o turista já pode imaginar estar percorrendo um pedaço da Itália, já que a cultura dos imigrantes é mantida com muito vigor, demonstrado na fachada das residências que têm estilo colonial, os canteiros, o cultivo da terra, os objetos de cultura italiana e a nomenclatura de lojas, restaurantes e a maioria dos pontos de comércio.

O passeio é o primeiro produto turístico a agrupar atrativos e serviços, proporcionando aos visitantes opções que extrapolam o turismo rural, variando entre as modalidades de turismo cultural, gastronômico e ecológico, além de lazer, descanso, aventura, boa alimentação e uma variedade de produtos artesanais de boa qualidade. O Caminho do Vinho foi criado com o objetivo de resgatar a história, os costumes, valorizar seus recursos e gerar renda. São mais de 60 pontos turísticos, que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer locais interessantes deixados pelos imigrantes italianos, que contemplam o folclore, a religiosidade, a culinária típica, a arquitetura e os costumes.

A vitivinicultura colombense é parte do sistema produtivo de mais de 50 famílias de agricultores. O cultivo da uva terci é o mais difundido por suas características rústicas de cultivo. Associada ao cultivo da uva está a produção de vinho, que é comercializada nas festas municipais e principalmente nas propriedades rurais, onde é produzido, integrando as vinícolas ao Circuito. A maioria dos proprietários é formada por descendentes de imigrantes. São chácaras, hotéis, restaurantes, vinícolas e outros empreendimentos que formam o Circuito Italiano.

Os outros produtos cultivados nas propriedades rurais transformam-se em doces, geléias e conservas, além de consumidos in natura e os restaurantes oferecem, além das comidas típicas italianas, atividades com tendências italianas, fazendo com que os turistas interajam com a cultura, aprendam sobre ela e apreciem a gastronomia do país europeu.


Compartilhar

HAGAH PR
Divulgação/hagah  / 

Produtos cultivados nas propriedades rurais de Colombo
Foto:  Divulgação/hagah  / 


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

29/07/2010 12h17min
Pesca esportiva em Mandirituba
06/07/2010 08h22min
Conheça o Caminho do Vinho de São José dos Pinhais
14/05/2010 16h51min
Um passeio por Santa Felicidade
01/04/2010 15h26min
Dicas para aproveitar o dia no pesque-pague
24/03/2010 14h48min
Rota da Louça em Campo Largo
23/03/2010 16h43min
Conheça Curitiba com a Linha Turismo
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.