| 20/04/2010 17h
O Brasil é o segundo país com maior número de frequentadores do Twitter (8,78% do total), atrás apenas dos Estados Unidos (50,88%), segundo estudo da Sysomos divulgado no início do ano.
>> Você acha que as redes sociais facilitaram o acesso a vagas de emprego?
Ao digitar a hashtag #vagas no sistema de busca do Twitter, em poucos minutos a página de resultados fica cheia de ofertas de emprego. Grandes empresas de recrutamento e seleção, como Asap, DMRH e Michael Page, começaram a usar o Twitter para publicar vagas e buscar profissionais. O site de recrutamento Elancers já divulgou 2.237 vagas desde maio do ano passado, que resultaram em 3.139 processos seletivos e 29 contratações pelo Twitter.
Nos setores de tecnologia, comunicação e publicidade o uso do Twitter para encontrar candidatos já é comum, mas há vagas em outras áreas também. Porém, lembre-se que o Twitter facilita o acesso ao recrutador, mas o que garante o emprego é o currículo e a competência que o profissional consegue demonstrar. Para o recrutador ou empregador, a maior vantagem de redes sociais, como o Twitter, Facebook e LinkedIn, é a ampla oferta de candidatos em potencial.
Atenção ao Perfil
As redes sociais são ambientes informais, porém convém tomar alguns cuidados se a sua intenção é buscar um emprego na web. Se o perfil que você usa, ou avatar, para ficarmos na linguagem das redes sociais, é muito pessoal, é conveniente criar outro perfil, estritamente profissional - um espaço para compartilhar ideias sobre sua área de atuação e assuntos relacionados ao trabalho. Não pega mal postar que você está em busca de oportunidades. Só evite fazer críticas ao atual empregador: faz mal à sua imagem e o chefe pode descobrir.
Outra dica é colocar informações de suas competências aliadas a uma ação. Por exemplo, “hoje apresentamos ao diretor da empresa o balanço do semestre. Foi um sucesso por causa disso e daquilo”. Outro ponto fundamental é o design: quando for criar seu avatar use uma fotografia ou desenho adequado para o seu perfil. Além disso, troque o pano de fundo (background padrão) para algo mais criativo, que remeta aos temas que você acompanha. Lembre-se, duas das características mais preponderantes do Twitter são a espontaneidade e a informalidade!
Como procurar vagas
O caminho mais fácil para encontrar vagas no twitter é usar o site www.search.twitter.com, que permite personalizar a busca. Como o número de vagas é grande, a dica é tentar filtrar o resultado pelas áreas de interesse. Hoje a internet conta com mais de 40 milhões de usuários.
Como os textos são limitados a poucos caracteres, deixe um link para seu currículo no espaço reservado à biografia. Outra estratégia é utilizar a ferramenta TwitRes, que possibilita que você poste seu currículo e o divulgue entre seus seguidores.
Confira a lista de perfis de empresas que divulgam vagas no Twitter:
Quando for criar seu avatar use uma fotografia ou desenho adequado para o seu perfil
Foto:
Divulgação/hagah
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.