Itapema FM | 19/04/2015 14h10min
Os barcos que correm a Volvo Ocean Race despediram-se da Vila da Regata às 12h30min deste domingo. O público teve a oportunidade de ver pela última vez o desfile dos velejadores no deque antes que eles deixassem Itajaí em direção a Newport (EUA).
Uma multidão acompanhou a largada, tanto na Vila, junto ao Centreventos, quanto nos molhes de Itajaí e Navegantes, que receberam estruturas para quem preferiu observar os barcos até que eles desaparecessem no horizonte.
::: Itajaí faz festa para os velejadores na despedida
::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race
Antes de partir os veleiros cumpriram um circuito em alto-mar. O barco da equipe norte-americana Alvimedica foi o primeiro a contornar a última boia do percurso da regata que antecede a partida, e seguiu com pequena vantagem rumo ao próximo trajeto, que deve durar entre 15 e 18 dias, dependendo das condições climáticas.
Por falta de ventos que impulsionassem os veleiros, a organização decidiu reduzir o roteiro e antecipar a largada. O primeiro veleiro concluiu o trajeto às 15h, seguido de perto pela equipe espanhola Mapfre e pela equipe feminina SCA, que no último momento protagonizou uma disputa acirrada com os árabes da Abu Dhabi pelo terceiro lugar. Logo depois vieram Dongfeng e Brunel, a última equipe a se despedir de Itajaí.
Os saltos dos convidados foram um show à parte. Entre os famosos que estavam a bordo dos veleiros para a partida estavam o tetracampeão Márcio Santos, que saltou do barco da Dongfeng, e a modelo Ellen Jabour, que seguiu com a equipe SCA até o início do trajeto para os EUA.
Classificação geral da regata até aqui*:
1º Abu Dhabi Ocean Racing - 9 pontos
2º Dongfeng Race Team - 16 pontos
3º Team Brunel - 18 pontos
4º Team Alvimedica - 19 pontos
5º Mapfre - 20 pontos
6º Team SCA - 29 pontos
7º Team Vestas Wind** - 36 pontos
*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.
** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.
A equipe norte-americana Alvimedica foi a primeira a contornar a última boia da regata que antecede a partida, e seguiu com pequena vantagem rumo a Newport (EUA)
Foto:
Patrick Rodrigues
/
Agência RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.