Notícias

Itapema FM  | 07/04/2015 10h55min

"Estou feliz por termos chegado bem e em segurança", desabafa a comandante do Team SCA

Equipe feminina encerra a quinta etapa da competição com cerca de 600 milhas de distância dos primeiros colocados

Atualizada às 12h53min Maikeli Alves  |  maikeli.alves@osoldiario.com.br

Depois de passar 22 dias no mar, as atletas do Team SCA — única equipe exclusivamente feminina da Volvo Ocean Race — chegaram a Itajaí na manhã desta terça-feira. O veleiro das meninas foi recepcionado com bandeiras e fumaça cor-de-rosa pelo público que ocupou o molhe de Itajaí.

Fogos de artifício marcaram a chegada do Team SCA à Vila da Regata cerca de meia hora depois do veleiro cruzar o molhe. A holandesa Carolijn Brouwer chegou a Itajaí enrolada em uma bandeira do Brasil.

— É muito especial ter chegado aqui. Sabia que a recepção seria enorme, diz emocionada a holandesa que morou 13 anos aqui no país.

As velejadoras acabaram se afastando dos quatro barcos que chegaram domingo após enfrentar problemas com equipamentos e velas. As mulheres encerraram a quinta e mais difícil etapa da competição com cerca de 600 milhas de distância dos primeiros colocados.

A comandante da equipe Sam Davies estava satisfeita por ter completado a quinta etapa da competição mesmo com todas as dificuldades que o time enfrentou:

— Ficamos chateadas com os problemas, somos muito competitivas, mas estou feliz por termos chegado bem e em segurança.

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race
::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real
::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

Além de ter dificuldades com o barco e a estratégia adotada, as tripulantes também passaram por ondas gigantes e um ciclone na Oceania, gelo nos Mares do Sul e icebergs. No domingo, a repórter a bordo Anna-Lena Elled relatou que o time enfrentou um susto, quando o barco bateu em um obstáculo e teve problemas com o leme.

Outra dificuldade das velejadoras foi a pouca experiência no percurso de mais de 12 mil quilômetros entre a Nova Zelândia e o Brasil. Apenas duas atletas do Team SCA já haviam feito esta etapa da regata anteriormente.

Passado os problemas, a equipe cruzou a linha de chegada em Itajaí às 10h52min. A comandante do SCA, Sam Davies, afirmou que depois de uma perna tão longa a equipe está ansiosa para descansar. Outras tripulantes querem conhecer as belezas da cidade e surfar.

A partir de agora a expectativa é pela chegada do Dongfeng Race Team, que ficou para trás após quebrar o mastro pouco antes do Cabo Horn. Com o incidente, o time precisou abandonar a quinta etapa e segue para Itajaí a motor. A previsão de chegada da equipe é entre o fim desta semana e o início da próxima.

Assim que estiver em terra, começará o conserto do mastro para a próxima largada até Newport, nos Estados Unidos.

Classificação geral da regata até aqui*:

1º Abu Dhabi Ocean Racing - 9 pontos
2º Dongfeng Race Team - 16 pontos
3º Team Brunel - 18 pontos
4º Mapfre - 18 pontos
5º Team Alvimedica - 19 pontos
6º Team SCA - 24 pontos
7º Team Vestas Wind** - 36 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.
** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.

O SOL DIÁRIO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.