Itapema FM | 27/12/2014 07h06min
Nesta época do ano parece impossível manter a alimentação saudável. Depois dos excessos da ceia do Natal, as nutricionistas Ana Paula Bedin, Débora Bottega e Laiz Guedes Lauda sugeriram receitas para atenuar os "prejuízos" ao organismo.
>>> Leia também:
::: Saiba como interpretar o rótulo dos produtos para garantir uma alimentação saudável
::: Whey protein: tire as dúvidas sobre suplemento que virou febre nas academias
::: Confira as receitas:
>>> Água saborizada
Ingredientes
1 litro de água mineral
1 raminho de alecrim
1 raminho de menta
1 lasca de gengibre
1 limão siciliano
Modo de preparo
Lave os ingredientes. Em uma jarra coloque á agua, o alecrim, a menta, o gengibre, o suco de meio limão e a outra metade do limão em rodelas. Tampe e deixe na geladeira por, no mínimo, uma hora.
Observação: a água se mantém saborosa sem ficar forte por até 12 horas.
>>> Suco verde
Ingredientes
1 maçã
2 vegetais verdes (pode ser brócolis, couve ou espinafre, por exemplo)
1 limão
1 lasca de gengibre
1 lasca de açafrão da terra
1 copo de água de coco natural
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
>>> Suchá desintoxicante
Ingredientes:
2 rodelas de abacaxi
1 colher de chá de raspas de limão
Suco de 1/2 limão
1 ramo de folha de funcho
8 folhinhas de hortelã
Chá de carqueja (fazer a infusão de uma colher de chá da erva em 80 ml de água por cinco minutos e coar)
1 copo de água de coco natural
1 pitada de canela
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador com gelo e servir em seguida.
>>> Salada para reequilibrar
Ingredientes
Alface americana
Alface roxa
Pepino natural em rodelas
Tomates cereja
Berinjelas em fatias finas
Abobrinha em fatias finas
Cenoura cortada fina (com descascador de legumes)
Broto de alfafa
Ovo cozido
Amêndoas laminadas
Abacate ou avocado em pedaços
Azeite de oliva
Suco de um limão
Açafrão da terra em pó
Sal Rosa do Himalaia
Modo de preparo
Inicie higienizando as folhas e legumes. Corte a berinjela e a abobrinha em fatias finas e grelhe rapidamente na frigideira até dourar os dois lados. Disponha na saladeira as alfaces, as rodelas de pepino, os tomates-cereja, o broto de alfafa e deixe o centro livre. No centro coloque as berinjelas e abobrinhas já douradas, os pedaços de abacate e ovos. Rale a cenoura em fatias bem finas juntamente com as amêndoas e despeje por cima de toda a salada. Faça o molho com o azeite, o vinagre, o limão, o açafrão e o sal e sirva com a salada.
>>> Chá verde
Ingredientes
500 ml de água
Chá verde
Modo de preparo
Adicionar uma colher de sopa de chá verde na água morna. Deixe em repouso por três minutos. Coe e está pronto, pode ser consumido, quente ou gelado.
::: Exercícios para fazer na praia
Além de descuidar da alimentação, é comum deixar de lado os exercícios físicos nesta época do ano. Tiago Almeida da Silva, professor de Educação Física, orienta fazer um alongamento sempre ao acordar e uma soltura no final de dia. Além disso, manter alguma atividade aeróbica, como uma corrida ou caminhada, também auxilia:
— Isso tudo ajuda para que, quando o aluno voltar a fazer atividade física, o período de adaptação seja mais curto — afirma.
A personal trainer Daniela Giordani afirma que a praia, por exemplo, oferece diversas possibilidades de atividades, como corrida, andar de bicicleta, jogar bola com os amigos e familiares e frescobol.
— Agora se você esta fugindo das praias, uma ótima opção é subir morro, que tem quase o mesmo efeito que caminhar na esteira. Subir aciona intensamente a musculatura das coxas e glúteos — afirma.
Ela destaca que aqueles que abandonam as atividades e que treinavam com regularidade levam de 15 a 30 dias para recuperar a força, a flexibilidade e a resistência aeróbica. A falta de exercício regular causa ainda a diminuição da massa muscular, destaca.
Além de correr e caminhar na areia, uma solução para não deixar de lado a atividade física neste período é realizar um pequeno circuito de exercícios funcionais na praia. Confira um circuito elaborado pela personal trainer Daniela Giordani:
Circuito:
Muito importante não esquecer do aquecimento de uns cinco minutos, que pode ser um trote leve. E logo após realizar o alongamento. Lembre-se que, assim como todas as atividades ao ar livre, o ideal é que os exercícios sejam praticados antes das 10 da manhã ou depois das 16 horas. E nunca esquecer de passar protetor solar e hidratar o corpo com muita água. Esse circuito consiste em três séries de um minuto em cada exercício.
Primeiro delimite um espaço colocando cones (ou outros objetos) seguidos com uma distância de mais ou menos três metros entre eles. Posicione-se com os dois pés atrás do primeiro cone, corra diretamente até segundo cone e encoste nele, mude de direção e volte até o inicio, mude de direção e corra até o terceiro cone e retorne ao inicio.
Agachamento: fortalecer quadríceps e glúteos. Leve o quadril para trás, como se estivesse sentando, sem deixar os joelhos passarem muito a frente dos joelhos. Flexione os joelhos até formarem o ângulo de 90º graus.
Prancha: exercício excelente para o core, ou seja, para abdômen e região lombar. Com os antebraços apoiados no chão mantenha o corpo como se fosse uma prancha e desloque uma das pernas para cima e depois para o lado. Em seguida, realize com a outra perna.
Suco verde é uma das opções de fácil preparo e que auxiliam a regular o organismo
Foto:
Alvarélio Kurossu
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.