Itapema FM | 27/12/2014 07h04min
Em meio às festas e confraternizações de final de ano, parece impossível manter a alimentação saudável. Para aqueles que exageraram na ceia de Natal, o momento é de tentar atenuar os excessos. Mas nada de culpa. A saída agora é focar em algumas dicas simples para colocar o organismo em ordem.
>>> Leia também:
::: Saiba como interpretar o rótulo dos produtos para garantir uma alimentação saudável
::: Whey protein: tire as dúvidas sobre suplemento que virou febre nas academias
A nutricionista Débora Bottega afirma que, ainda que o período seja se confraternizações e viagens, é preciso ter consciência que o corpo não tira férias:
— O nosso metabolismo necessita diariamente de mais de 50 nutrientes e essa necessidade não diminui porque é final de ano. Se em um dia comemos um pouco a mais, quando tudo está equilibrado, isso não vai fazer mal, porque o corpo é capaz de ajustar o metabolismo. Porém, quando o organismo não está equilibrado, bagunçar uma alimentação que já não era tão boa, pode sim trazer consequências negativas — explica.
Mas ela ressalta que uma alimentação saudável não se resume a uma refeição. Também não significa estabelecer inúmeras restrições nos dias seguintes ao excesso.
— Para desintoxicar o organismo não basta um suco ou uma única preparação, é necessário uma alimentação rica em nutrientes e hidratação adequada. Ela deve ser rica em frutas, verduras e legumes, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, carnes magras — afirma.
O consumo de líquidos também é fundamental. Segundo Débora, deve ser reforçado a ingestão de água, água de coco, chás, sucos naturais ou integrais sem açúcar e adoçante.
Ana Paula Bedin, nutricionista da Ânima Nutrição Integral, explica que também é importante não exagerar no açúcar e na gordura.
— Quando exageramos na comida e na bebida, sobrecarregamos principalmente o fígado e o pâncreas. Então acordar e tomar, em jejum, um copo de água com meio limão espremido já é um bom começo. Ele ajuda no funcionamento do pâncreas e fígado e é alcalinizante — diz.
Para a nutricionista Débora Bottega, além de tentar minimizar os impactos dos excessos, esse período do ano poderia ser usado para estabelecer metas de alimentação saudável para começar e manter no próximo ano.
DICAS:
Durante os dias de confraternização
Procure saber com antecedência o que vai ser servido.
Se você for o responsável por organizar a festa, lembre-se incluir opções saudáveis para os que precisam se cuidar.
Não consuma alimentos que você tenha alergia ou intolerância, ele vão ser prejudicar o bom funcionamento de seu corpo e podem arruinar a festa.
Não chegue em nenhum evento com muita fome. As chances de manter o controle diminuirão.
Preste atenção no que está comendo ou bebendo, saboreie cada alimento consumido.
Se achar que comeu demais, não faça restrição nas próximas refeições e sim escolhas inteligentes. O importante é ter uma alimentação mais natural, com alimentos desintoxicantes.
No dia seguinte
Consuma mais oleaginosas, frutas, saladas, e carnes magras.
Beba muita água para reequilibrar seu corpo. A água de coco também contém sais minerais importantes para recuperar a desidratação causada pela bebida alcoólica
Use e abuse das frutas, principalmente o limão que reequilibra o pH sanguíneo
Atividade física leve ajuda a queimar os excessos e fazer o metabolismo funcionar mais rápido. Então, mexa-se!
Fontes: Débora Bottega e Laiz Guedes Lauda
DIÁRIO CATARINENSE
Ana Paula Bedin, nutricionista da Ânima Nutrição Integral, explica que também é importante não exagerar no açúcar e na gordura
Foto:
Alvarélio Kurossu
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.