Notícias

Itapema FM  | 02/08/2014 23h56min

32º Festival de Dança de Joinville se despede com a Noite dos Campeões

Festival terá Noite dos Campeões em São Paulo e projeto de residência artística para grupos

Rafaela Mazzaro  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

O 32º Festival de Dança de Joinville se despediu no último sábado com um até breve, pelo menos para a sua cidade sede. O evento que reuniu mais de 6,5 mil participantes em 11 dias de espetáculos no Centreventos Cau Hansen e em palcos abertos terá ainda neste mês um replay da Noite dos Campeões no palco do Ibirapuera, em São Paulo. A reapresentação da programação que é sucesso de público em Joinville será em parceria com o Itaú Cultural e ocorre nos dias 15 e 16.

>> Confira a página especial do Festival de Dança de Joinville <<

—Era um sonho para nós levar a Noite dos Campeões para o centro da dança no País—, afirma o presidente do instituto realizador do evento, Ely Diniz da Silva Filho.

Em 2011, o Festival chegou a realizar uma única edição do grad prix em Paulínia (SP), mas não teve a parceria interrompida no ano seguinte. O festival que é considerado o maior do gênero no mundo também levará para a capital paulista dois dos espetáculos que estrearam a Estímulo Mostra de Dança. A Cia. Matheus Brusa (RS) e Cia. Brasileira de Danças Clássicas (SP) repetem os espetáculos inéditos apresentados no Teatro Juarez Machado.

O festival terá continuidade ao longo do ano a partir do projeto Curto-circuito de residência artística, também com apoio do Itaú Cultural. Até o dia 20 estará disponível no site do evento um formulário que ajudará a eleger cidades brasileiras e grupos de dança para participarem da iniciativa.

Os selecionados vão integrar, ao longo do ano, 10 residências voltadas para os processos de criação em dança contemporânea, danças urbanas, jazz, sapateado, danças populares e dança clássica. Os escolhidos para a experiência serão revelados em 5 de setembro.

—Esta é a contribuição efetiva que o Festival de Dança dará para o desenvolvimentos das produções dos grupos—, avalia Ely.

Novas lideranças para 2015

Em fevereiro de 2015, haverá troca da diretoria do Instituto Festival de Dança, que desde 1999 é presidido por Ely Diniz da Silva Filho. A composição da nova diretoria será indicada pelo conselho de administração da entidade.

A curadoria artística do evento também terá mudanças para o próximo ano. Saem Iracity Cardoso, Cecília Kerche e Sigrid Nora e entram Marcelo Misailidis e Mônica Mion. Taís Vieira permanece mais uma edição no grupo responsável pela seleção de coreografias e demais atrações do evento.

Conheça os destaques da 32ª edição:

Bianca Teixeira, melhor bailarina

Tem 16 anos e estreou no Festival de Dança Joinville em 2012, ano em que também ganhou seu primeiro prêmio especial no evento. Ela recebeu a indicação para o Youth America Grand Prix (YAGP), de Nova York. Bianca dança pela Companhia Adriana Soares, de São Paulo, e neste ano apresentou o clássico de repertório Satanella.

Ivan Duarte, melhor bailarino

É natural de Tubarão, Sul do Estado, e hoje faz parte da Cia. Petite Danse, do Rio de Janeiro. Ivan, 19 anos, também tem trajetória de destaque no Festival. Em 2011 ele recebeu o prêmio revelação. Foi nos palcos de Joinville que ele teve contato com o Conservatório Brasileiro de Dança, que o levou para o Rio em 2010. Nesta edição, Ivan levou o público à loucura com o solo de balé neoclássico Menino do Campo.

Luana Espíndula, coreógrafa revelação

Recebeu o prêmio de melhor bailarina de 2011 pela interpretação de "Até o Fim Começar...", ao lado de Rafael Zago. Com 29 anos, Luana dirige o Instituto de Orientação Artística (IOA), de Jundiaí (SP), desde 2009, e já foi bailarina do Grupo Raça, de Roseli Rodrigues. Neste ano, sua companhia trouxe sete coreografias para a Mostra Competitiva nos gêneros dança contemporânea e jazz.

Vinícius Silva, indicado para etapa seletiva do Grand Prix de Lausanne

Bailarino do CEP em Arte Basileu França, de Goiás, Vinícius foi um dos finalistas do Grand Prix de Lausanne deste ano, e retorna com indicação para a competição internacional de dança da na Suíça para 2015.

Cia. de Balé Adriana Assaf, melhor grupo

O grupo leva o nome de Adriana Assaf, formada pela Royal Academy de Londres e Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Adriana começou sua trajetória no Festival de Joinville aos 18 anos, como coreógrafa, e na estreia já conquistou o primeiro lugar. O grupo compete no balé clássico de repertório e balé neoclássico e neste ano foi selecionado com cinco trabalhos para a Mostra Competitiva, conquistando dois primeiros lugares.

Renata Pacheco, revelação

É ensaiadora e idealizadora do Balé da Cidade de Santos, de São Paulo, que completa 10 anos e é formado por ex-alunas da Escola de Bailado. Na Mostra Competitiva, Renata foi ensaiadora da coreografia Crematório, que disputou na categoria conjunto sênior de balé neoclássico.

A NOTÍCIA
Germano Rorato / Agencia RBS

Vencedores de todas as categorias subiram novamente ao palco neste sábado
Foto:  Germano Rorato  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/08/2014 07h02min
Festival de Dança de Joinville termina neste sábado com a Noite dos Campeões
30/07/2014 15h34min
Pesquisa vai escolher cidades e grupos de dança para residência artística
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.