Notícias

Itapema FM  | 30/07/2014 15h34min

Pesquisa vai escolher cidades e grupos de dança para residência artística

Primeira etapa do projeto do Festival de Dança de Joinville e do Itaú Cultural acontece ainda neste ano

O Festival de Dança de Joinville e o Itaú Cultural lançam um projeto inédito de residências, o Curto-Circuito, que tem como objetivo interligar diferentes experiências na área da dança, realizadas em diversas localidades do país. A proposta do projeto é eleger cinco cidades brasileiras, distribuídas pelas cinco regiões – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde vão ocorrer 10 residências voltadas para os processos de criação em Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Sapateado, Danças Populares e Dança Clássica.

A escolha das cidades, e dos profissionais que serão contratados para realizar as residências, será feita com base numa pesquisa que está sendo realizada junto aos participantes do Festival de Dança, durante o evento; e também por meio de consulta pública que será feita no site do evento (www.festivaldedanca.com.br), no período de 4 a 20 de agosto.

Além da pesquisa, até o dia 30 de julho, das 15h às 16h, estão sendo realizadas reuniões com os grupos e escolas participantes do Festival com a proposta de levantar informações. Os profissionais interessados em se candidatar para ministrar as oficinas também podem se inscrever via ficha de adesão.

Segundo Sigrid Nora, integrante da Curadoria Artística do Festival que coordena o projeto, o objetivo é levantar as cidades com maior necessidade de uma ação de formação em dança e em quais gêneros. Serão levantados, ainda, dados como os dos estados que nunca tiveram participantes no Festival de Dança de Joinville.

As cinco cidades que receberão as residências serão anunciadas no dia 5 de setembro. Cada uma delas receberá duas residências, que podem ser dentro de um mesmo gênero de dança ou não. A primeira etapa do projeto acontece no segundo semestre de 2014, a partir do mês de outubro, e a segunda fase será promovida durante o primeiro de 2015. Cada residência terá no mínimo 60 horas de duração, totalizando 120 horas de trabalho a ser desenvolvido em cada cidade.

Na edição de 2015 do Festival serão compartilhados os primeiros resultados deste projeto piloto, que poderá se transformar num programa permanente a partir de então. 

— A proposta de formação do projeto será reforçada em cada local por ações complementares, como apresentações de grupos locais e também doação de livros de dança às instituições parceiras nas cidades. Tudo integra a ação de formação —ressalta Sigrid.

O 32º Festival de Dança de Joinville é realizado de 23 de julho a 02 de agosto e conta com o patrocínio do Banco Itaú, Ministério da Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina / FUNCULTURAL – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, BNDES, Correios, Grupo RBS e Tractebel Energia. Tem o apoio do de O Boticário na Dança e a colaboração da Folha de São Paulo. A promoção é da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville; e a realização do Instituto Festival de Dança de Joinville.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.