Notícias

Itapema FM  | 02/08/2014 07h02min

Festival de Dança de Joinville termina neste sábado com a Noite dos Campeões

Time dos melhores que sobem novamente ao palco do Centreventos só ficou completo na sexta

Rafaela Mazzaro  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

A noite mais cobiçada do Festival de Dança de Joinville é também a mais misteriosa. Ninguém sabia o que iria encontrar na Noite dos Campeões quando a bilheteria abriu três meses antes de a programação ser divulgada e, mesmo assim, os ingressos da última noite foram os primeiros a esgotarem.

O time dos melhores que sobem novamente ao palco do Centreventos Cau Hansen neste sábado só ficou completo na sexta-feira, quando o último resultado da Mostra Competitiva foi anunciado. Até um dia antes, 28 nomes faziam parte da lista.

A lapidação das 195 coreografias inscritas esteve nas mãos de 32 profissionais que integraram o júri dos sete gêneros divididos entre as oito rodadas da Mostra Competitiva. O sapateado e o balé clássico de repertório foram os destaques em número de campeões.

Para Marcelo Misailidis, jurado do balé, os grupos pré-selecionados pela curadoria artística que já tinham qualidade técnica conhecida surpreenderam pelo investimento em grandes produções.

—Com o nível que os grupos estão, não dá para deixar qualquer detalhe de lado, e a cenografia foi um elemento muito observado por nós. Os demais grupos perderam nos mínimos detalhes—, diz Misailidis, que também brilhava nas noites especiais do Festival de Dança na década de 90.

Se no balé de repertório a promessa é de coreografias com visual caprichado, nos trabalhos premiados de danças populares o elemento é quase obrigatório. A modalidade estará representada na Noite dos Campeões por um grupo catarinense e um paraguaio. A fidelidade à tradição do Rei do Congo rendeu à Escola Municipal Pedro Ivo Campos, de Joinville, o terceiro título consecutivo no gênero.

—Não dá para acreditar que alguém de longe pôde ficar tão próximo da cultura nordestina—, elogia Graça Martins, há quatro anos jurada de danças populares.

O jazz também contou com um bom número de premiados nesta edição. As cinco obras que subirão ao palco são consideradas pelo jurado Caio Nunes mais centradas dentro da própria modalidade do que nos anos anteriores, prova de que as orientações oferecidas pelo júri aos grupos no dia seguinte às apresentações estão sendo seguidas.

Deste gênero saíram duas importantes indicações às premiações especiais: a de coreógrafo-revelação para Luana Espíndola, do Instituto de Orientação Artística de São Paulo; e a de melhor grupo, para o Espaço Artístico Nicole Vanoni, do Paraná.

Até esta sexta-feira pela manhã, outros 13 nomes estavam cotados para receber os troféus de melhor bailarina, melhor bailarino e revelação. O resultado dos prêmios especiais será revelado durante as apresentações da noite deste sábado.

O que curtir:

FEIRA DA SAPATILHA

A feira fica no Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen, e abre das 10 às 23 horas deste sábado. Lá, será possível encontrar artigos de dança, além de alguns produtos que podem ser usados em looks do dia a dia. Vale a pena conferir!

PALCOS ABERTOS

Praça Nereu Ramos
12 horas (duração de uma hora).
13 horas (duração de uma hora).
15 horas (duração de uma hora).
16h30 (duração de uma hora). 

Shopping Cidade das Flores
13 horas (duração de uma hora).
16h30 (duração de uma hora).

Garten Shopping
12 horas (duração de uma hora).
17 horas (duração de uma hora).

Shopping Mueller Joinville
11h30 (duração de uma hora).
15h00 (duração de uma hora).
17h30 (duração de uma hora).

Feira da Sapatilha
11 horas (duração de uma hora).
13 horas (duração de uma hora).
15 horas (duração de meia hora).
16 horas (duração de uma hora e meia).

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.