Itapema FM | 28/07/2014 22h47min
Assim como no palco, o público da Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville se destacou pela multiplicidade. Apesar de haver jurados na plateia, não houve competição. Quem garantiu o primeiro e único lugar foi o público que pôde se deleitar com a arte do Balé da Cidade de São Paulo, dirigido pela homenageada da noite Iracity Cardoso.
Aspirantes ao palco também prestigiaram as três coreografias apresentadas nesta segunda-feira. Uneven, de Cayetano Soto foi a primeira, seguida de BandOnéon, de Luis Arrieta. Contato, de Mauro Bigonzetti fechou o espetáculo no Centreventos Cau Hansen.
A palavra Uneven, traduzida do espanhol, significa desigual e representa a síntese do que todos poderiam esperar das apresentações do Balé da Cidade:
—Diversidade e bons bailarinos—, foi o que Iracity prometeu e cumpriu no palco do Centreventos.
"Habitué de velhos tempos", a diretora admira o festival por ser um momento em que amantes da dança se encontram. O Balé da Cidade foi a segunda companhia que Iracity trouxe para o evento. Diferentemente dela, as meninas Ana Beatriz e Anna Piza vieram de Brasília para Joinville pela primeira vez. Sobre o festival, as duas dizem em coro:
—É maravilhoso!
— a melhor estrutura que já vi para competição - elogiou Ana Beatriz.
— legal ver a cidade toda envolvida - completou a outra Anna.
As duas dançam há sete anos. Não menos encantada do que elas estava a jurada do balé clássico de repertório Ady Addor. O trabalho apresentado na noite de gala não era conhecido de Addor, até então. Neste primeiro contato ela destacou a técnica e profissionalismo dos bailarinos. O violoncelo do músico Raïff Dantas, tocado ao vivo, foi o diferencial da noite.
—É mais prazeroso para quem dança e toca mais o público—, explicou Addor.
Todos puderam de deleitar com as apresentações, mesmo aqueles que não enxergam. A noite de gala foi a noite de estreia da audiodescrição no festival. Isso permitiu aos cegos assistirem às apresentações e aumenta ainda mais a abrangência da vontade de Iracity.
—Quero que o público dance com a gente e ame a dança como a gente ama—, desejou.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.