Notícias

Itapema FM  | 29/01/2014 11h09min

Brasileiros desenvolvem app que permite espionar amigos no Facebook

Face X9 possibilita acompanhamento em tempo real do que eles estão fazendo na rede social

Em um "momento Obama", como ele próprio define, Flavio Estevam, 32 anos, criador dos polêmicos sites Namorofake.com.br e fidelidadeface.com, teve a ideia do Face X9 , com o sócio Evandro Magalhães, de 25. O site permite o acompanhamento em tempo real do que os amigos estão fazendo no Facebook, além de pesquisar todo o histórico das atividades de forma prática.

— Há cerca de sete meses, uma amiga ciumenta e desconfiada do namorado me procurou perguntando se conhecia alguma ferramenta com que ela pudesse monitorar o perfil dele. Naquele momento, respondi não. Recentemente, com tantas notícias sobre espionagem, lembrei daquela conversa e decidi desenvolver uma ferramenta para a rede social — conta.

O FaceX9 funciona como um navegador, sem interferência no funcionamento normal do Facebook, não infringindo nenhuma regra nem invadindo informações privadas de outros usuários, segundo os criadores. A ferramenta registra as atividades das últimas 24 horas dos contatos no computador do cliente. No programa, ele terá acesso a vários filtros de pesquisa que permitem buscar, por exemplo, tudo o que o filho curtiu no fim de semana em que não o acompanhou em tempo real ou quais posts o namorado comentou. Mas que graça a novidade tem para os stalkers (perseguidores, vigias) de plantão, já que permite a visualização só de conteúdo dos próprios contatos? Segundo Stevam, o recurso da rede de Mark Zuckerberg não oferece busca personalizada e é limitado.

— O FaceX9 é uma ferramenta de busca que o Facebook não oferece.

Página voltada para as empresas

O FaceX9 já tem cerca de 2,6 mil usuários. Entre eles, há as pessoas que querem monitorar amigos, namorados (as) e filhos; os autônomos, que procuram demanda para serviços por meio da busca de palavras-chave; e as empresas, que seguem clientes. Mas Estevam diz que o foco principal são os profissionais e as empresas.

— Nosso objetivo é aprimorar a ferramenta para que traga maior produtividade e lucro — afirma.

O empresário não tem medo de que seu produto incentive a obsessão pela xeretagem.

— Estamos sendo vigiados na internet, por câmeras, microfones e satélites. Já estamos acostumados. Muitas pessoas ainda não sabem, mas, quando clicam em alguma propaganda, estão sendo monitoradas pelo Google, que vai colocar esse produto em quase todos os sites que acessarem — afirma.

CORREIO BRAZILIENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.