Notícias

 | 24/09/2013 16h36min

Catarinenses criam aplicativo gratuito que auxilia no aprendizado dos estudantes

O app, criado pelos sócios da Númera, é exclusivo para iPads

Karine Wenzel  |  karine.wenzel@diario.com.br

Assimilar o conteúdo e conciliar anotações com o material distribuído pelo professor nem sempre são tarefas fáceis. O pior é saber que depois da prova provavelmente quase todo o material ficará largado em algum canto da casa. Para facilitar a vida dos estudantes, os microempresários Daniel Lemos Teixeira, 35 anos, e Juliano Soares dos Santos, 36, desenvolveram o aplicativo Titxa.

Embora tenha um nome complicado - homenagem ao apelido da filha de um dos sócios e referência à pronúncia de teacher (professor, em inglês) -, o aplicativo é uma opção para integrar todas as necessidades do aluno. Ele oferece caderno de anotações, leitor de PDF e agenda acadêmica. Cada material de aula fica associado a uma disciplina, o que facilita pesquisas futuras. Também é possível fazer anotações em diversos formatos como vídeo, imagem e áudio.

— Nós falamos que ele é como um canivete suíço, porque tem inúmeras funções, não existe restrição de idade e serve para alunos de todas as faixas etárias — comenta Teixeira.

Quem comprova isso é o diretor comercial João Flávio Vendruscolo Júnior, 40, que utiliza o aplicativo para o curso de inglês. Ele descobriu o aplicativo pelo Facebook e agora usa a ferramenta para fazer as lições. João Flávio inclui anotações com definição das palavras e usa o áudio da pronúncia para facilitar o entendimento, a memorização e o aprendizado do idioma.

O Titxa está disponível na App Store, loja de aplicativos da Apple, desde o final de agosto. Nos primeiros 10 dias de divulgação do produto, mil downloads foram feitos. Destes, 200 eram oriundos de países estrangeiros, principalmente dos EUA. A meta de Daniel e Juliano, sócios e criadores da empresa de tecnologia Númera, é disponibilizar a versão do aplicativo para o sistema Android e outras plataformas.

:::Confira

— Aplicativo exclusivo para iPad

— É gratuito para downloads no site itunes.apple.com/app/id689446663

— Mais informações em www.titxa.com

DIÁRIO CATARINENSE
Daniel Conzi / Agencia RBS

Juliano dos Santos (esq.) e Daniel Teixeira desenvolveram o Titxa em um ano
Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/08/2013 16h45min
Startup catarinense desenvolve aplicativo que promete acabar com as filas em bares e restaurantes
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.