Notícias

Itapema FM  | 03/07/2013 16h55min

Secretário afirma que reabertura do CIC é prioridade para governo do Estado

Decisão judicial interditou o local na segunda-feira

Roberta Ávila  |  roberta.avila@diario.com.br

Depois da interdição do teatro do CIC, na segunda-feira, devido à falta de habite-se e de plano de combate a incêndios aprovado pelo Corpo de Bombeiros, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, disse por telefone nesta quarta-feira que os ajustes finais estão sendo realizados no local. Segundo Joceli, a FCC esperava uma inspeção dos bombeiros ainda na quarta para averiguar a situação. O secretário estadual da cultura, Beto Martins, em entrevista ao DC, afirma que é uma prioridade resolver as pendências de documentação do CIC e liberar o complexo o quanto antes para atividades normais.

Decisão do juiz não especifica se CIC terá teatro interditado ou se será totalmente fechado

Interdição gera indignação entre produtores culturais de Florianópolis

Leia na íntegra o pedido de interdição do juiz

Diário Catarinense - Como receberam a decisão do juiz de interditar o CIC?
Beto Martins -
Para nós foi uma surpresa. A informação que tínhamos era de que esse assunto estava sendo tratado com os bombeiros, tanto que eu participei de uma reunião com o presidente da FCC e o Corpo de Bombeiros e tínhamos um prazo de 15 dias para fazer os ajustes. Nós acreditávamos que isso seria resolvido nesse período. Quando veio a notícia da interdição, ainda mais da maneira que o juiz se referiu ao processo, se dizendo sem paciência com o caso, lá nas palavras dele, isso é grave e causou bastante surpresa. Essa informação chegou ao governador, ele estava viajando e eu também, então tivemos uma dificuldade de tratar do assunto pessoalmente, porque logo depois ele viajou para o Oeste, mas ele me ligou e pediu providências, pediu que esse assunto fosse tratado com rapidez para que encontremos uma solução. Ele está acompanhando o que está acontecendo.

DC - Existe uma perspectiva de resolução das pendências de documentação?
Beto -
Hoje (quarta-feira), até o final do dia, nós temos a perspectiva de termos o habite-se, documento que o CIC nunca teve, já fizemos o pedido junto à prefeitura. Semana passada foi entregue um novo projeto ao Corpo de Bombeiros, que não foi completamente aprovado, então a FCC está tomando as providências para que essas exigências sejam atendidas. Estamos dependendo um pouco do clima para definir a data de conclusão dessas alterações no CIC, porque uma das coisas em que estão mexendo é o para-raios.

DC - Mais espetáculos serão cancelados?
Hoje (quarta-feira) estarei pessoalmente no local acompanhando a questão e esperamos sinceramente resolver isso até o fim de semana para evitar o constrangimento de ter mais espetáculos cancelados.

Entenda o caso

O juiz Hélio do Valle Pereira determinou a interdição do Teatro do CIC a partir do dia 1 de julho, depois que o Ministério Público encaminhou à Vara da Fazenda Pública o relatório baseado em vistoria do Corpo de Bombeiros que atestou a falta de estrutura do CIC para a prevenção e combate a incêndios.

Apesar de ter sido inaugurado há 31 anos, o CIC também nunca teve habite-se, documento que comprova que a construção estaria apta para ser habitada e oferecer condições mínimas de conforto e segurança, de acordo com a legislação municipal.

A vistoria realizada em fevereiro foi feita para atestar as condições de segurança depois que o CIC ficou fechado por três anos para reformas que custaram mais de R$ 17 milhões entre 2009 e 2012.

Dezenas de itens de segurança constam como não cumpridos na relação, entre as irregularidades estão a falta de extintores de incêndio, placas de saída de emergência, alarme e iluminação de emergência, detectores de fumaça e hidrantes de parede. Nova vistoria foi realizada semana passada mas a FCC ainda não havia tomado providências para acatar todos os itens designados pelos bombeiros.

Espetáculos reagendados

A Balaio de Danças - Mostra de Dança Infantil, que estava marcada para esta quarta-feira, foi reagendada para os dias 8 e 9 de julho no teatro Ademir Rosa, no CIC. Mais informações em balaiodedancas.com.br ou pelo telefone (48) 9929-9349.

O show de Paulinho Moska, que aconteceria sexta-feira, foi remarcado para o dia 29 de agosto, às 21h, também no Teatro Ademir Rosa. Segundo o produtor Abel Silva, os ingressos já comprados continuam valendo e novos ingressos estão à venda.

O espetáculo Tangos e Tragédias, agendado para o sábado e o domingo, está confirmado. A produtora C5 confirma que o espetáculo será realizado nessas datas e que os ingressos continuam à venda. 

Os ingressos para os espetáculos de Paulinho Moska e Tangos e Tragédias, citados acima, estão à venda no site blueticket.com.br e nas bilheterias do CIC e do Teatro Pedro Ivo. Para se inscrever na mostra Balaio de Danças é necessário fazer o download da ficha de inscrição no site do evento e enviá-la para balaiodedancas@hotmail.com.

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.