| 20/01/2005 21h22min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, no fim da tarde desta quinta, 20, para o colega venezuelano, Hugo Chávez. O tema da conversa foi o impasse diplomático entre Venezuela e Colômbia.
– O presidente sentiu que o presidente venezuelano também está disposto a fazer tudo que estiver a seu alcance para a condução justa e rápida do incidente, revelou o porta-voz da Presidência, André Singer.
– O Brasil, na medida em que os presidentes da Venezuela e da Colômbia, Álvaro Uribe, tomaram a iniciativa de tocar no assunto, o presidente Lula entendeu que deveria agir para facilitar uma reaproximação entre esses dois países, disse Singer.
O porta-voz revelou que Lula vem acompanhado com preocupação as dificuldades recentes das relações entre Venezuela e Colômbia. No dia 13 de dezembro, o guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Rodrigo Granda foi capturado na região da fronteira dos dois países. Para Chávez, os colombianos invadiram a Venezuela para prender Granda. Por isso, as relações bilaterais entre os dois países acabaram suspensas pelo governo venezuelano.
– Há alguns dias, o presidente Lula recebeu informações diretas sobre o episódio, em telefonema que lhe fez o presidente Hugo Chávez", lembrou Singer.
No telefonema desta quinta, feito por iniciativa de Lula, o brasileiro relatou o encontro que teve na quarta com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, na cidade colombiana de Letícia.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, coordenará as eventuais iniciativas brasileiras para facilitar a reaproximação de Venezuela e Colômbia. O assessor especial de Política Externa Marco Aurélio Garcia chega a Caracas no próximo sábado para preparar a viagem presidencial do dia 14 de fevereiro e deve dar seqüência ao diálogo com o presidente Hugo Chávez.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.