| 12/01/2006 14h13min
O emprego industrial está se mudando para o interior do país, mas ainda está concentrado nas regiões Sul e Sudeste, as mais desenvolvidas do Brasil. A avaliação é do diretor do instituto de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Luiz Saboia, coordenador do estudo Geração do Emprego Industrial nas Capitais e no Interior, divulgado hoje pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
– Apesar de ter diminuído a concentração, das 17 microrregiões que geraram mais empregos na indústria, 16 delas estão localizadas no Sudeste e Sul do país, com exceção da Zona Franca de Manaus. Ou seja,a indústria ainda está muito concentrada – destacou Saboia.
Segundo o estudo divulgado pelo Senai, 41,8% da geração do emprego industrial entre 2000 e 2004 foi no Sudeste, 33,4% no Sul, e 12,6% no Nordeste. Na avaliação de Saboia, há um movimento de redistribuição entre os Estados do Sudeste para outros Estados do país, mas quase todos eles da região Sul.
A microrregião que mais gerou emprego entre 2000 e 2004 foi Porto Alegre, seguida de São Paulo, Campinas, Curitiba, Manaus, Caxias do Sul, Blumenau e Joinville.
Para o especialista, o movimento de interiorização do emprego industrial é identificado desde a década de 90, mas foi intensificado nos últimos anos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.