Notícias

 | 12/01/2006 13h47min

Salários nas Capitais são maiores que no Interior, diz Senai

Crescimento da oferta de emprego não foi suficiente para elevar ganho

Os trabalhadores admitidos nas Capitais têm renda superior a dos empregados no Interior. A pesquisa Geração do Emprego Industrial nas Capitais e no Interior do Brasil, divulgada hoje pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra que enquanto os assalariados dos grandes centros ganham, em média, 2,3 salários mínimos, no interior o pagamento é de 1,9 salário mínimo.
 
– Esses números confirmam que os menores salários pagos no interior são um dos atrativos para as empresas se instalarem longe das capitais – afirma João Luiz Saboia, diretor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com o documento, o crescimento da oferta de emprego em todas as regiões do país, sobretudo em 2004, quando a indústria de transformação abriu 1,09 milhão de vagas, não foi suficiente para elevar os ganhos dos trabalhadores.

Entre 2000 e 2004, a remuneração média dos empregados admitidos variou entre 80% e 90% da dos demitidos. No ano passado, os novos empregados da indústria nas Capitais recebiam o equivalente a 84,3% do salário dos desligados. No interior, os admitidos ganhavam 86,5% da remuneração dos demitidos.

Essa diferença, na opinião do coordenador do estudo, João Luiz Saboia, não surpreende, porque, geralmente, os empregados demitidos estão há algum tempo na empresa e são mais experientes que os admitidos.

– Mesmo assim o dado  indica que as empresas utilizam a rotatividade da mão-de-obra para reduzir os custos com salários – diz Sabóia.

AGÊNCIA CNI

Notícias Relacionadas

12/01/2006 13h33min
Maioria das vagas da indústria foram criadas no Interior
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.