| 03/11/2005 15h20min
A economia dos Estados Unidos "se mantém firme" e tem um bom ímpeto, embora existam incertezas sobre as previsões de inflação, disse hoje o presidente do Federal Reserve (FED, banco central americano), Alan Greenspan.
Os efeitos dos furacões Katrina, Rita e Wilma, embora devastadores, devem frear o emprego e a produção a curto prazo, disse o dirigente ao Comitê Econômico Conjunto do Congresso.
– Mas os fundamentos econômicos se mantêm firmes, e a economia aparentemente conserva um importante ímpeto – disse Greenspan, que encerrará, no fim de janeiro, 18 anos de gestão à frente do banco central.
O chefe do FED se mostrou otimista sobre as perspectivas da economia e também deixou claro que o Federal Reserve mantém sua vigilância sobre os altos preços da energia para garantir que eles não causarão uma inflação mais ampla.
Embora Greenspan não tenha mencionado especificamente o curso futuro das taxas de juros, muitos analistas predizem que elas subirão à medida que o banco central for ajustando a política monetária para conter a inflação.
Greenspan também advertiu ao Congresso sobre a necessidade de pôr ordem no terreno fiscal e disse que os déficit orçamentários, se não forem contidos, poderiam apresentar um perigo à saúde da economia a longo prazo.
– A menos que a situação mude de curso a alguma altura, essas tendências orçamentárias provocarão graves transtornos econômicos – disse Greenspan.
O Governo incorreu em um déficit de US$ 319 bilhões no período fiscal 2005, que acabou em 30 de setembro.
O déficit fiscal do período 2004 alcançou o número, sem precedentes, de US$ 412 bilhões.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.