| 03/11/2005 14h47min
A atividade no setor de serviços dos Estados Unidos cresceu em outubro mais do que se esperava, embora os empresários continuem preocupados com os efeitos do elevado custo da energia, informou hoje o Instituto para a Gestão de Provisões (ISM, em inglês).
O índice de atividade no setor ficou em 60 pontos, contra os 53,3 pontos de setembro. Analistas de Wall Street previam que o número ficasse em torno dos 57 pontos. Acima de 50 pontos, o índice aponta uma expansão no setor e, abaixo desse nível, uma contração.
Os avanços têm ocorrido por 31 meses consecutivos. A última pesquisa revelou que as encomendas industriais, entre outras variáveis, cresceram em um ritmo maior que em setembro. O índice de atividade no setor industrial ficou em 58,2 pontos, comparado com os 56,5 pontos de setembro. Quanto ao emprego, o avanço foi mais lento que no mês anterior. O índice fechou em 52,9 pontos em outubro. Em setembro, foram 54,9 pontos de setembro. O índice de preços foi de 78 pontos em outubro e 81,4 pontos em setembro.
Os empresários do setor também estão inquietos pelo efeito desfavorável dos furacões Katrina e Rita no fornecimento de produtos energéticos, na disponibilidade e no custo de materiais de construção e no transporte rodoviário.
Dos 17 subsetores, 11 tiveram crescimento em sua atividade no mês passado. Nos outros seis, o índice ficou estável ou foi inferior ao mês anterior.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.