| 19/10/2005 19h06min
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou no início da noite de hoje um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros. A decisão sem viés – que só permite novas alterações nos juros na próxima reunião mensal do Copom – reduz a Selic para 19% ano ano. Em nota, o Copom justifica que a flexibilização da política monetária não prejudica as conquistas feitas até agora no combate à inflação.
A baixa de meio ponto era esperada pela maioria do setor produtivo e parte do mercado financeiro. No entanto, economistas chegaram a cogitar que o BC manteria seu tradicional conservadorismo, com uma redução de 0,25 ponto percentual, gerando expectativas nesta quarta.
Na prática, existe pouca diferença para o cidadão comum se a taxa Selic cai para 19% ou 19,25% ao ano. A diferença entre um corte de 0,25 ou 0,50 ponto percentual está na sinalização que o Banco Central dá ao mercado, que por sua vez faz projeções futuras de juros e inflação.
Esta é a segunda baixa consecutiva nos juros. Em setembro, o BC havia reduzido a Selic em 0,25 ponto percentual, após ter mantido a taxa em 19,75% ao ano de maio a agosto. Se a tendência de baixa se confirmar até o final do ano, é provável que o crédito ao consumidor fique mais abundante e barato para as compras de Natal.
A última edição do Boletim Focus, que o Banco Central divulga todas as segundas, com as expectativas de mercado para os diversos segmentos da economia, previa queda da Selic de 19,5% para 19%, agora confirmada. Há três semanas, as principais instituições financeiras consultadas pelo BC vêm estimando que a taxa de juros anual fechará 2005 em 18% e cairá para 16% em 2006.
AGÊNCIA O GLOBO E CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.