| 14/10/2005 11h13min
A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviará especialistas à Romênia na próxima segunda, dia 17, para trabalhar junto com as autoridades no desenvolvimento de uma estratégia de prevenção de uma eventual aparição de gripe aviária em seres humanos.
Esta foi a informação divulgada hoje pelo representante da OMS em Bucareste, doutor Victor Olsavsky, em entrevista coletiva concedida um dia depois de os epidemiológos comprovarem neste país a presença do vírus H5 da gripe aviária no delta do Danúbio.
Olsavsky explicou que a doença só é transmitida ao homem através de um contato prolongado com a ave doente e que ainda assim a probabilidade de contágio de humanos é pequena.
– Ainda não temos dados que provam com certeza a transmissão de humano para humano – disse o especialista.
Ele acrescentou que houve um caso no sudeste asiático no qual adoeceram a mãe e a filha, mas não se pôde demonstrar exatamente como elas se infectaram.
Olsavsky advertiu que a vacina contra a gripe comum só é uma medida preventiva que não protege contra a gripe aviária. Conforme o médico, essa vacina impede que o vírus da gripe comum se combine com o da gripe aviária para criar uma cepa transmissível entre os humanos, que até o momento provou ser mortal em mais de 50% dos casos.
O representante da OMS destacou que o Ministério de Saúde romeno já desenhou uma estratégia de prevenção no caso de que apareça a gripe aviária nos humanos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.