| 14/10/2005 09h23min
O governo britânico comprou vacinas e remédios como medida de prevenção ante um possível surto de gripe aviária. Além disso, o Ministério da Saúde pediu que a população mantenha a calma.
O Executivo tomou essa medida depois que nos últimos dias foi detectada a presença do vírus H5N1 entre as aves da Romênia e da Turquia, onde as autoridades sacrificaram milhares de animais para evitar um contágio humano.
O Reino Unido adquiriu 14,6 milhões de doses do antibiótico conhecido como Tamiflu, com as quais poderia tratar aproximadamente 25% da população britânica, segundo o ministério da Saúde. O remédio, que é ingerido em cápsulas, pode frear a reprodução do agente patógeno na primeira fase da infecção, mas não cura a doença nos humanos.
Além disso, o Reino Unido encomendou entre dois e três milhões de doses de uma vacina preparada para atuar contra o tipo de H5N1 que matou no sudeste asiático 60 pessoas.
Apesar da descoberta do vírus em aves de Turquia e Romênia, o chefe de imunização do Ministério da Saúde, David Salisbury, afirmou hoje que os cidadãos não deveriam, "neste momento, pensar que estão diante de uma ameaça diferente à que existia antes".
Como medida para evitar a também chamada "gripe aviária", Salisbury recomendou a vacinação de alguns grupos da população com mais risco de contrair a gripe comum, incluindo os idosos e as crianças. O Reino Unido tem 14 milhões de doses que fazem parte de sua campanha anual de vacinação contra a gripe comum.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.