| 13/10/2005 13h25min
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sul-coreano Lee Jong-wook, advertiu hoje que a gripe aviária pode se transformar em uma pandemia mundial a qualquer momento. Em entrevista à agência sul-coreana Yonhap, Lee lembrou que a doença já matou 60 pessoas no Vietnã, Tailândia, Camboja e Indonésia.
As primeiras ocorrências da gripe aviária foram registradas em dezembro de 2003 com a morte súbita de muitas aves em uma fazenda perto de Seul. Na época, se identificou a cepa altamente patogênica do vírus H5N1. Por enquanto, este vírus só foi transmitido "de aves para humanos" e não existe prova definitiva de que o vírus da gripe aviária já tenha sido passado de pessoa para pessoa.
Segundo Lee, um surto com estas características teria conseqüências desastrosas. A importância é semelhante à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars). A enfermidade matou 700 pessoas e causou um prejuízo de US$ 30 bilhões desde 2003.
Os cientistas temem que em breve possa ocorrer uma pandemia similar à ocorrida em 1918 com a chamada gripe espanhola, que matou entre 20 e 50 milhões de pessoas no mundo todo. Os outros dois surtos sérios de gripe aconteceram em 1957 na Ásia e em 1968 em Hong Kong, com um milhão de vítimas em cada um dos casos.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.