| 22/08/2005 22h27min
As autoridades venezuelanas deram por encerrada nesta segunda-feira a busca por corpos nos escombros do avião que caiu na semana passada, e afirmaram que os restos dos corpos dos 160 ocupantes estão divididos em cerca de 242 embalagens.
Marcos Chávez, diretor da Polícia judicial, disse aos jornalistas que foram recuperadas 129 amostras odontológicas e recebidos 20 relatórios que permitirão identificar alguns dos tripulantes.
O chefe de polícia disse que as equipes venezuelanas e francesas que trabalham com os restos encontrados poderão dar uma lista preliminar dos identificados em um tempo relativamente curto, graças à transmissão via internet de "odontografias pre-mórtem".
No dia 16 de agosto um bimotor MD-80 da companhia aérea colombiana West Caribbean Airlines (WCA), que voava do Panamá para a ilha caribenha da Martinica, se acidentou na região noroeste da Venezuela. Todos os 152 passageiros franceses e os oito tripulantes colombianos morreram.
O contraste das "odontografias" com as mostras dentais recolhidas será a base da primeira lista de vítimas identificadas entre o grupo original da Martinica, já que a tripulação colombiana foi enviada de volta a seu país.
As causas do acidente ainda não foram identificadas, mas a conversa do piloto com os controladores aéreos venezuelanos, pouco antes do acidente, sugere que os dois motores deixaram de funcionar quase simultaneamente.
As duas "caixas-pretas" do avião foram recuperadas. Está sendo avaliado como e onde elas serão analisadas.
Chávez disse hoje que falta definir "o país responsável pela investigação" mas afirmou que poderia ser um trabalho conjunto entre técnicos da "Venezuela, da França, dos Estados Unidos e do Canadá".
Uma das hipóteses veiculadas hoje pelos jornais locais afirma que o avião ficou sem combustível, o que explicaria o porquê de os motores terem parado e um grande incêndio não ter ocorrido.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.