| 23/02/2005 09h00min
Uma pandemia de gripe no mundo é esperada há anos e as nações têm que agir rapidamente para impedir que uma seja provocada pela gripe aviária, já endêmica em partes da Ásia, onde matou 46 pessoas. O alerta foi feito, nesta quarta, dia 23, por autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU).
O mundo geralmente enfrentava uma pandemia de gripe a cada 20 ou 30 anos, mas faz 40 anos que a última ocorreu.
– O mundo corre agora um risco dos mais graves de uma possível pandemia – alertou Shigeru Omi, chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Ásia, durante conferência sobre gripe aviária no Vietnã – país mais atingido pelo vírus H5N1.
Omi disse que é altamente provável que o vírus que se espalhou por grande parte da Ásia a partir do final de 2003 seja a fonte da próxima pandemia, a não ser que sejam tomadas medidas enérgicas. Joseph Domenech, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), com sede em Roma, exortou os países ricos a agirem mais.
– Se eles não fizerem mais, a qualquer momento o problema poderá aparecer entre eles – afirmou a repórteres em Ho Chi Minh City, cidade de 10 milhões de habitantes que fica perto do delta do rio Mekong, onde surgiram, em dezembro, os mais recentes casos no Vietnã.
O surto no Vietnã matou 13 pessoas. Todas, como as vítimas anteriores, parecem ter contraído a doença a partir de contato direto com aves infectadas. Mas o que os especialistas temem é que o vírus H5N1 possa chegar a um ser humano ou animal com um vírus de gripe humana e sofra mutação de maneira que se dissemine entre a população mundial sem imunidade, o que mataria milhões de pessoas.
No primeiro encontro sobre gripe aviária, realizado no ano passado em Bangcoc, especialistas falaram com confiança sobre a erradicação do vírus. Eles dizem agora que pode levar muitos anos para eliminá-lo e que é necessário um esforço enorme para conter uma doença que atingiu diversos animais, incluindo gatos, leopardos e agora moscas.
Omi observou que a notícia de terça-feira de que pesquisadores japoneses encontraram moscas infectadas com gripe aviária no ano passado mostrou que o vírus é versátil e resistente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.