| hmin
A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgada nesta terça, dia 19, aponta crescimento de 3,15% no nível de pessoal ocupado em agosto no Rio Grande do Sul na comparação com o mesmo mês em 2003. No Brasil o crescimento foi de 3,12% na comparação com o ano anterior e de 0,9% na comparação com julho de 2004. A comparação mês a mês é positiva há quatro pesquisas, período em que o setor registrou expansão de 2,6% no total de pessoas ocupadas em todo o país.
Na comparação agosto 04/agosto 03, o número de horas pagas na indústria atingiu a sétima taxa positiva consecutiva, ao crescer 3,9%. Esta performance foi determinada pelo aumento da jornada em 12 dos 14 locais e em 13 dos 18 ramos pesquisados. Em termos setoriais, os maiores impactos positivos foram observados nas atividades de máquinas e equipamentos (17,3%), meios de transporte (12,6%) e alimentos e bebidas (3,2%). Em contrapartida, as principais pressões negativas
vieram das
indústrias de vestuário (-7,2%), produtos de metal (-3,0%) e papel e gráfica (-2,9%).
De acordo com o IBGE, a recuperação do nível de emprego industrial reflete os efeitos da manutenção do crescimento da atividade produtiva ao longo de 2004. A folha de pagamento manteve-se estável na comparação entre agosto e julho, mas na comparação com agosto do ano passado o crescimento atinge 9,6%, com crescimento em todos os 14 locais pesquisados. No Rio Grande do Sul o crescimento, embora positivo, ficou abaixo da média nacional (4,8%).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.