| hmin
Pelo segundo mês consecutivo o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 16% ao ano, sem viés (só poderá ser modificada na próxima reunião). O anúncio foi feito no início da noite desta quarta, dia 16, e já era esperado pelo mercado.
De acordo com o Boletim Focus, pesquisa feita com instituições financeiras e empresas de consultoria divulgada no início da semana, os analistas apostam que o BC só voltará a ter espaço para fazer novos cortes nas taxas em agosto.
O comportamento conservador com relação aos juros tem sido uma constante nas reuniões do Copom em 2004. Desde o início do ano, a taxa Selic baixou apenas 0,5 ponto percentual. Nos dois primeiros meses, a Selic foi mantida em 16,5% ao ano. Em março e abril, foram aplicados cortes simbólicos sucessivos de 0,25 ponto percentual. Maio e junho foram meses de manutenção da taxa.
A taxa básica de juros é um referencial para que os bancos e corretoras definam as taxas a serem cobradas pelos serviços prestados ao correntista, ao consumidor ou ao tomador do crédito.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.