| 19/05/2004 19h34min
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou no início da noite desta quarta, dia 19, a manutenção da taxa básica de juros da economia em 16% ao ano. A decisão conservadora – por 6 votos a 3 e sem viés – não surpreendeu o mercado, que estava dividido entre a estabilidade da Selic ou uma pequena baixa de apenas 0,25 ponto percentual.
A volatilidade recente do mercado internacional, com a expectativa de alta de juros nos Estados Unidos, a escalada do petróleo e a alta do dólar estão entre os principais motivos citados pelo Comitê para a decisão desta quarta.
O comportamento conservador com relação aos juros tem sido uma constante nas reuniões do Copom em 2004. Desde o início do ano, a taxa Selic baixou apenas 0,5 ponto percentual. Nos dois primeiros meses, a Selic foi mantida em 16,5% ao ano. Em março e abril, foram aplicados cortes simbólicos sucessivos de 0,25 ponto percentual.
Na sua última ata, o Comitê justificou a cautela frisando que as reduções mais moderadas da taxa viabilizam "uma transição suave para um cenário duradouro de estabilidade com crescimento econômico". O Copom também afirmou que a política monetária cautelosa aumenta a possibilidade de que a inflação convirja para a meta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.