Notícias

 |  hmin

Desemprego na Região Metropolitana chega a 17,7% em abril

Aumento da taxa é atribuído ao ingresso de novos indivíduos no mercado de trabalho

A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) divulgada nesta quinta, dia 27, revela que em abril houve crescimento da taxa de desemprego total pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE), o indicador atingiu 17,7% da População Economicamente Ativa (PEA) contra 17,2% em março, estimando-se em 319 mil pessoas o contingente de desempregados na Grande Porto Alegre.

Conforme análise da FEE, o aumento da taxa de desemprego só ocorreu pela ampliação da PEA, uma vez que o crescimento da ocupação foi insuficiente para absorver os novos ingressantes no mercado de trabalho. O nível de ocupação registrou acréscimo de 0,2% atribuído à indústria, que, pelo segundo mês seguido, foi o único setor a registrar incremento no número de ocupados, com a criação de 10 mil postos de trabalho.

Segundo a forma de inserção no mercado de trabalho, verificam-se um aumento da ocupação entre os assalariados do setor público e uma variação positiva entre os autônomos. No que diz respeito ao setor privado, cabe salientar a diminuição do número de assalariados com registro em carteira de trabalho após cinco meses consecutivos de crescimento.

Em abril o rendimento médio real do total de ocupados caiu 0,5%, configurando o terceiro mês seguido de retração, ficando estimado em R$ 823. O rendimento médio real dos assalariados mostrou variação positiva de 0,4%, situando-se em R$ 854.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.