Notícias

 | 13/04/2004 18h

Pesquisa mostra aumento no índice de desemprego na Capital

Em fevereiro, 104 mil pessoas estavam sem trabalho em Porto Alegre

No mês de fevereiro cerca de 104 mil pessoas estavam desempregadas em Porto Alegre. Os dados são da pesquisa Emprego e Desemprego de Porto Alegre (PED/POA), divulgada nesta terça, dia 13. O levantamento mostra que houve um elevação na taxa de desemprego total de 14,2%, em janeiro, para 15%.

Desde setembro de 2003, a pesquisa vinha apontando queda do desemprego na Capital. Apesar do aumento da taxa em fevereiro, na comparação com as demais capitais onde a pesquisa é realizada, Porto Alegre continuou apresentando em fevereiro a menor taxa de desemprego. Em São Paulo, a taxa foi de 19,1%, em Belo Horizonte de 18,8% e em Salvador, 25,8%.

Em fevereiro, o nível ocupacional da população residente em Porto Alegre apresentou um decréscimo de 1,4%. Esse resultado, não observado nos quatro meses anteriores, decorreu principalmente do desempenho desfavorável no setor de serviços, com a redução estimada em oito mil postos. Observou-se ampliação do nível ocupacional apenas na construção civil e no comércio.

Em janeiro de 2004, o rendimento médio real dos ocupados residentes em Porto Alegre mostrou recuo de 1,3% e o dos assalariados, 0,1%. O rendimento médio real dos ocupados passou a ser de R$ 1.017,00 e o dos assalariados, R$ 1.061,00.

Porto Alegre foi a primeira capital no país a ter Pesquisa de Emprego e Desemprego exclusiva. A PED/POA oferece uma visão detalhada e qualificada do mercado de trabalho no Município. Os dados são desagregados da pesquisa realizada para a Região Metropolitana.

São parceiros da prefeitura na pesquisa a Fundação de Economia e Estatística (FEE), a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social/Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.